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horas é a altura do repasto. Este é o momento do mandante e pelo 2. Comandante do Regimento.
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dia onde a descompressão e o diálogo se elevam, Por vezes, dá-se o caso da necessidade dos ser-
fortalecendo os laços de camaradagem e amiza- viços de manutenção a uma das máquinas exigir
de. Findo o jantar os militares dirigem-se para os a presença de uma equipa de mecânicos vinda do
seus alojamentos, por forma a revitalizar forças RE3 para proceder a reparações de maior comple-
para o dia seguinte. xidade, substituição de sobressalentes ou manu-
Alimentação e pernoita é feita em estabeleci- tenção dos equipamentos. Compete ao chefe da
mentos locais, através de aquisição de serviços FT o levantamento das necessidades de apoio a
por parte do RE3. prestar pelo Regimento com o objetivo de susten-
Terça-feira desponta com a audição da diversa tação da Força. [Cor Eng Soares Pereira, Comandante do RE3]
biodiversidade tão característica do parque. Os Assim decorrem os dias, intensamente ocupa-
militares deslocam-se para tomarem a 1. refeição, dos, com maiores ou menores dificuldades, até
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findo a qual iniciam o deslocamento para o local que por fim chega sexta-feira. Neste dia da se-
de trabalho. Aí chegados, ouvem atentamente as mana, após o almoço, os militares regressam ao
orientações, missões e objetivos definidos pelo RE3. Enfim o merecido descanso!
chefe da FT para esse dia e iniciam os trabalhos. Assim, semanas a fio, são ultrapassadas as di-
A meio da manhã, há uma curta interrupção, para ficuldades, condições meteorológicas, caracterís-
ingerir um reforço alimentar, muitas vezes, apro- ticas do terreno e inexistência de comunicações.
veitada pelo chefe da FT, para acertos nas tarefas Todas elas vencidas ou não fossem eles Soldados
em execução. de Engenharia.
Durante o tempo que a equipa se encontra na Numa FT (desta tipologia) é requerido um nú-
FT é, muitas vezes, visitada quer pelo comandan- mero considerável de recursos humanos com ca-
te da Companhia de Engenharia, quer pelo Co- pacidades técnicas de diferentes especialidades.
Para além do chefe da FT é também necessária
a presença do Sargento de Engenharia com a es-
Viaturas e equipamentos empenhados (Manteigas-2020)
pecialidade de Vias de Comunicação, dos diferen-
tes OEPE, dos Condutores e dos MEPE. O chefe
da FT é o responsável máximo pela coordenação
dos trabalhos a executar, pela organização e ges-
tão de todo o pessoal, pela verificação e manu-
tenção dos diversos equipamentos empenhados
e, ainda, pelo tratamento, resolução e exposição
de tudo que é inerente à sustentação logística
da FT. Aos OEPE e condutores, compete operar,
cumprindo as tarefas que lhes foram definidas.
Aos MEPE compete-lhes, essencialmente, a ma-
nutenção e a resolução de pequenos problemas
dos equipamentos e viaturas, contribuindo para
o bom funcionamento dos equipamentos
Na Zona Norte desta FT estão empenhados
sete militares em permanência: um Sargento de
Engenharia com a especialidade de Vias de Comu-
nicação (chefe da FT), cinco OEPE e um MEPE,
enquanto na Zona Sul estão, também em perma-
nência, um Oficial subalterno, um Sargento de
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