Page 4 - JE_697_Mar20
P. 4
04. Monumentos
QUARTÉIS COM HISTÓRIA
Alguns dados...
(à data da inauguração)
Áreas (m )
2
Total: 108 718
Coberta: 17 992
Descoberta: 90 726
Campos de Jogos: 19 800
Paradas e arruamentos: 59 200
Capacidade (Praças)
Normal: 576
Máxima: 1 152
Fonte : PT AHM-FE-110-F1-MD-1_m0011
Quartel da
Encarnação
PM136/Lisboa
Texto : TSup João Moreira Tavares
quartel da Encarnação é, certamente, o Fonte : Regimento de Transportes
mais conhecido dos CANIFA, pela sua numa quinta, denominada da Vitória ou da Paciência que,
localização no principal acesso norte a partir de 1943, albergou o 2 Grupo Pesado da Defesa An-
º
à capital, mas, também, porque nele tiaérea de Lisboa, integrado no dispositivo de defesa antia-
O ocorreram, em 1975, dois dos aconte- érea da capital durante a 2 Guerra Mundial.
ª
cimentos mais marcantes do Processo Revolucionário em O novo quartel, após vários anos a ser construído, foi
Curso (PREC), uma época em que se viveu um intenso con- dado como concluído a 9 de janeiro de 1961 e a sua entrega
fronto político-social no País. ocorreu a 21 de junho desse ano. Pensado inicialmente para
A 11 de março de 1975, no decorrer de um golpe militar alojar o Batalhão de Metralhadoras n 1, acabou destinado
º
que acabou por fracassar, o quartel foi cercado e chegou ao Regimento de Artilharia Ligeira n 1 (RAL1), não sem
º
a ser sujeito a um ataque aéreo, que nele causou vítimas que antes tivesse quase sido entregue, provisoriamente,
e danos materiais. A 21 de novembro de 1975, nele teve ao Batalhão de Caçadores n 5, com o fim de se ampliar a
º
lugar um Juramento de Bandeira marcadamente ideológico formação de Companhias de Caçadores Especiais.
e revolucionário que, pela sua singularidade e simbolismo, Hoje, o quartel aloja o Regimento de Transportes, su-
se tornou célebre e num marco do PREC. cessor do Batalhão do Serviço de Transportes, que para lá
Muito menos conhecido é o facto de em parte do terre- foi, em 1993, depois da saída do Regimento de Artilharia
no ocupado por este quartel, um outro ali existiu, situado de Lisboa, até 1975 denominado de RAL1.