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URO VAMTAC ST5 & PANDUR II 8x8 em operação na RCA
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STEYR-DAIMLER-PUCH SPEZIALFAHRZEUG
GMBH (SSF), teve, na sua génese, a estreita colabo-
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ração do Exército Português e, no seu processo de
fabrico e manutenção , envolveu a indústria nacional,
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entrando ao serviço em 2009. Apresenta uma silhueta
reduzida que possibilita o seu transporte por aeronaves
semelhantes ao HERCULES C 130 e pode atingir uma
velocidade máxima de 105 km/h.
Esta viatura está disponível nas seguintes versões:
– Transporte de Infantaria (Infantry Carrier Vehicle /
ICV) - equipada com uma metralhadora de calibre
pesado podendo, em sua alternativa, possuir uma
metralhadora ligeira e um equipamento lança-gra-
nadas. Como opção poderá dispor de um sistema
remoto que permite operar o armamento a partir
Viatura Blindada de Rodas PANHARD ULTRAV M11D
do seu interior através de um comando elétrico,
tendo, neste particular, a designação Remote Wea-
principais características, a VAMTAC ST5 é uma via- pon Station / RWS;
tura com tração integral e suspensões independentes, – Combate de Infantaria (Infantry Fighting Vehicle
adequada para uso em condições extremas em todo-o- / IFV) - dotada de um canhão automático de 30
-terreno e proteção específica contraminas e engenhos mm associado a um sistema de estabilização e de
explosivos improvisados. seguimento automático e, ainda, com metralhado-
Esta viatura encontra-se ao Serviço do Exército ra coaxial e metralhadora em reparo localizada na
desde 2020 e pode ser equipada com diverso armamen- torre, ambas de calibre ligeiro;
to, tal como metralhadora ligeira ou pesada, sistema – Comunicações (Communications Vehicle / CV):
de míssil guiado e ainda diversos equipamentos de concebida para dotar as forças com maior capaci-
comunicações, vigilância e proteção. Pode atingir uma dade de Comunicações nos Teatros de Operações
velocidade máxima de 100 km/h. (TO) onde são empenhadas;
Em meados de 2000, o Estado-Maior do Exército – Posto de Comando (Command Post Vehicle /
coordenou estudos com vista a avaliar a evolução
dos armamentos de vários países e as ten-
dências dos fabricantes, a partir dos quais
foi planeada a substituição da viatura
CHAIMITE V-200 , cujas capacidades
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técnico-operacionais já se mostravam
insuficientes. A escolha recaiu numa
viatura dotada com oito rodas motri-
zes, cujas caraterísticas possibilitam,
através seu emprego, a necessária fle-
xibilidade às forças médias, facultan-
do-lhes mobilidade tática terrestre e
uma adequada proteção blindada.
PANDUR II 8x8
Esta viatura, desenvolvida para
Portugal pela empresa austríaca Viatura Blindada de Rodas HMMWV