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50 - ARMAS COMBINADAS 09



            2.   Da gestão de pessoal                          já foram abordadas neste artigo, deve haver um

                 Como consequência do investimento feito       cuidado especial em manter o pessoal especia-
            no reconhecimento dos cursos de formação e na      lizado afeto à equitação, independentemente do
            qualificação e certificação dos formandos, deve    compromisso que possa ter de vir a ser assumido
            ser simultaneamente posto em estudo a resposta     por estes em termos de progressão na carreira.
            à seguinte questão: Que modelo para a afetação     3.   Do efetivo cavalar
            e gestão dos recursos humanos especialistas na          O problema da gestão cavalar não é novo. A
            área do conhecimento equestre, independente-       velha máxima “A cavalo novo, cavaleiro velho, e
            mente dos diferentes quadros especiais e/ou ca-    vice-versa” tem um significado perene, e é perfei-
            tegorias?                                          tamente aplicável na atualidade.

                 É fundamental repensar e definir um mode-          O recurso à criação cavalar tem sido uma
            lo de gestão do pessoal especialista, sobretudo    boa solução para garantir a manutenção do efe-
            tratando-se do pessoal do Quadro Permanente        tivo, no entanto, a escassez de pessoal especiali-
            do Exército. O modelo existente, que se poderia    zado aliado à pouca experiência de grande parte
            eventualmente classificar como sendo uma “ges-     deste, leva a que a boa evolução do ensino dos
            tão de pessoal com recurso à fórmula matemáti-     cavalos seja limitada, e que confirmação dos tra-
            ca” - em função do quadro especial, posto, listas   balhos destes em níveis de proficiência mais ele-
            de deslocamentos, etc. - tem levado a melhor so-   vados não seja possível atingir (entende-se que
            bre a um modelo que deveria assentar na “gestão    um  cavalo  confirmado  no  seu  ensino  deve  ser
            por competências”.
                                                               capaz de obter o mesmo resultado seja com um
                 Pelas mais variadas razões, e algumas delas   cavaleiro experiente, seja com um cavaleiro inex-
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