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nos quadros orgânicos da maioria das Unidades
do Exército, nomeadamente no planeamento
e acompanhamento adequado da formação no
âmbito da EFM. Já a realização dos estágios das
Equipas do Exército para os Campeonatos Des-
portivos Militares (CDM) com responsabilidades
de seleção e treino das diversas modalidades que
integram as fases desses campeonatos, a produ-
ção de doutrina, com a participação em grupos de
trabalho para a elaboração de manuais, projetos
de desenvolvimento e elaboração de pareceres
técnicos, ou a participação nas Comissões Técni-
cas Permanentes para as diversas modalidades,
da responsabilidade da Comissão de Educação
Física e Desporto Militar do Ministério da Defesa
Nacional, são outros exemplos do compromisso
da Escola.
O futuro da EFM na EA continuará a deter-
Transposição de obstáculo da pista de Pentatlo Militar no âmbito minar rigor na planificação procurando, assim,
de uma prova desportiva
promover um crescimento sustentado. A opera-
orientações claras na rentabilização de áreas des- Sessão de tiro desportivo de carabina na Carreira de
portivas devolutas, adaptando-as às reais necessi- Tiro n.º 1 da Escola das Armas
dades da Escola. A requalificação de alguns espa-
ços, destinando-os por exemplo a áreas de treino
específico de força, é um claro exemplo do pro-
cesso de transformação que importa implemen-
tar, nomeadamente pela importância que com-
portam para a formação de base dos inúmeros
cursos de formação inicial ministrados na Escola.
Todavia, apesar desta evolução, a EA herdou
também as responsabilidades na formação dos
Quadros do Exército e na manutenção e na evo-
lução do desporto militar. O Curso de Instrutores
de Educação Física Militar, com a duração de seis
meses, que comporta áreas curriculares como a
Pedagogia da Educação Física, a Teoria e Meto-
dologia do Treino ou a Biomecânica, continua a
representar o curso na área da EFM com maior
relevância ministrado na Escola. Tendo sido mi-
nistrado pela primeira vez em 1956, mantém
a sua importância na formação de Formadores
em EFM, capacitando-os com as competências
necessárias para o desempenho de funções nos
Gabinetes/Secções de Educação Física existentes