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                                                                            do Exército, nomeadamente no planeamento
                                                                            e acompanhamento adequado da formação no
                                                                            âmbito da EFM. Já a realização dos estágios das
                                                                            Equipas do Exército para os Campeonatos Des-
                                                                            portivos Militares (CDM) com responsabilidades
                                                                            de seleção e treino das diversas modalidades que
                                                                            integram as fases desses campeonatos, a produ-
                                                                            ção de doutrina, com a participação em grupos de
                                                                            trabalho para a elaboração de manuais, projetos
                                                                            de desenvolvimento e elaboração de pareceres
                                                                            técnicos, ou a participação nas Comissões Técni-
                                                                            cas Permanentes para as diversas modalidades,
                                                                            da responsabilidade da Comissão de Educação
                                                                            Física e Desporto Militar do Ministério da Defesa
                                                                            Nacional, são outros exemplos do compromisso
                                                                            da Escola.
                                                                               O futuro da EFM na EA continuará a deter-
            Transposição de obstáculo da pista de Pentatlo Militar no âmbito   minar rigor na planificação procurando, assim,
            de uma prova desportiva
                                                                            promover um crescimento sustentado. A opera-

            orientações claras na rentabilização de áreas des-                 Sessão de tiro desportivo de carabina na Carreira de
            portivas devolutas, adaptando-as às reais necessi-                                  Tiro n.º 1 da Escola das Armas
            dades da Escola. A requalificação de alguns espa-
            ços, destinando-os por exemplo a áreas de treino
            específico de força, é um claro exemplo do pro-
            cesso de transformação que importa implemen-
            tar, nomeadamente pela importância que com-
            portam para a formação de base dos inúmeros
            cursos de formação inicial ministrados na Escola.
               Todavia, apesar desta evolução, a EA herdou
            também as responsabilidades na formação dos
            Quadros do Exército e na manutenção e na evo-
            lução do desporto militar. O Curso de Instrutores
            de Educação Física Militar, com a duração de seis
            meses, que comporta áreas curriculares como a
            Pedagogia da Educação Física, a Teoria e Meto-
            dologia do Treino ou a Biomecânica, continua a
            representar o curso na área da EFM com maior
            relevância ministrado na Escola. Tendo sido mi-
            nistrado pela primeira vez em 1956, mantém
            a sua importância na formação de Formadores
            em  EFM,  capacitando-os  com  as  competências
            necessárias para o desempenho de funções nos
            Gabinetes/Secções de Educação Física existentes
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