Page 32 - Je721
P. 32
32.
“
Fiel à sua missão, a Escola de Serviços adaptou-se também a
uma nova dinâmica desafiante assente na parceria estratégica com o
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que se traduziu
na formação de cursos que proporcionam uma capacidade para o
Exército...”
por percursos de qualificações preferencialmente de piloto, integrada no projeto coletivo do Exército,
nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). que assenta no ingresso de militares no Regime
Como resultado dessa integração, as competências de Contrato Especial (RCE), tendo para o efeito
constantes no CNQ, adquiridas ou desenvolvidas pelos planeado, juntamente com o IEFP, a concretização
militares ao longo da sua permanência nas fileiras, dos cursos de Técnico/a de Condução de Veículos
começaram a ser registadas no Passaporte Qualifica e de Transporte Rodoviário, Técnico/a de Mecatrónica
reconhecidas para efeitos de integração na vida civil. Automóvel, Técnico/a de Cozinha e Pastelaria e
Fiel à sua missão, a ES adaptou-se também a Técnico/a de Logística.
uma nova dinâmica desafiante assente na parceria Para desempenho de cargos técnicos, a ES ministra
estratégica com o Instituto do Emprego e Formação adicionalmente vários cursos no âmbito da formação
Profissional (IEFP), que se traduziu na formação de especialização, direcionados para militares e civis,
de cursos que proporcionam uma capacidade para tendo efetuado um enorme esforço de modernização
o Exército, nomeadamente na área de Cozinha, no que toca à modalidade de ensino à distância
Restauração e Bar. Fruto da consolidação desta (EaD), em B-Learning, como sucedeu com o curso
parceria, materializada no acordo de cooperação de Delegado de Segurança e Saúde no Trabalho e
celebrado entre a ES e o Centro de Emprego e com o Curso de Condução Militar de Categoria D;
Formação Profissional de Viana de Castelo, a Escola em E-Learning, com o curso de Contratação Pública
recebeu uma nova missão, como Unidade de formação e Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional,
Planificação da modalidade de ensino à distância