General de Divisão D. Manuel Busquier Sáez
Exército Espanhol
🕗 10:25
PAINEL I - A GESTÃO DE CARREIRA NO EXÉRCITO ESPANHOL
O General de Divisão D. Manuel Busquier Sáez, nasceu em Alicante, a 5 de fevereiro de 1963.
Ingressou na Academia Militar, em Saragoça no 40º curso em 1980, onde recebeu o período de formação geral, passando posteriormente para a Academia de Artilharia, em Segóvia, fazendo parte do 273º Curso de Artilharia, para completar a sua formação específica.
Em 1985 foi promovido ao posto de Tenente com o 40º curso.
Possui diversos cursos de especialização, entre os quais se destacam: os de Comando Tático e Manutenção de Sistemas Antiaéreos Roland e Mistral, Sistemas de Direção de Tiro e Localização de Objetivos, Ground Based Air Defense, Cooperação Civil-Militar e Planeamento Operacional e Estratégico. Possui ainda, outros cursos de Altos Estudos da Defesa, como o Curso de Estado-Maior e o Curso de Defesa Nacional. É também formado em Ciências Físicas.
A sua carreira foi desenvolvida principalmente em Unidades de Artilharia, na Formação e em Quartéis-Generais.
Nesse âmbito, desenvolveu o Comando de Secção nos Regimentos de Artilharia Antiaérea (RAAA) Nº. 71 e 73, do Centro de Instrução Roland e Mistral como capitão, do Grupo ASPIDE do RAAA Nº. 73 como Tenente-Coronel, e já como Coronel, do RAAA Nº. 71.
Exerceu funções de docente na Academia de Artilharia no Grupo de Apoio à formação e Instrução, e na Escola de Estado-Maior no Departamento de Operações e Logística.
Além disso, teve responsabilidades de planeamento durante os diferentes empregos do Quartel-General do Comando de Artilharia Antiaérea, na Divisão de Planos do Quartel-General NATO no SHAPE (Bélgica), onde esteve responsável como Oficial do projeto de manutenção do Manual de Sistema de Gestão de Crises da NATO, e no Estado Maior do Exército.
Foi destacado no âmbito da Força de Paz do Kosovo (KFOR) no Quartel-General Multinacional (KFOR Rear HQ) da operação como analista de operações e planos entre os anos de 2000/2001 e, subsequentemente, no Iraque no âmbito do Operação Iraque Freedom como Chefe da Unidade CIMIC de Nayaf inserida na Brigada Multinacional Plus Ultra II entre os anos 2003/2004.
Com a ascensão ao posto de General de Brigada em 2016, foi nomeado Chefe do Estado-Maior General da Força de Logística Operacional na Corunha.
Em agosto de 2018 foi nomeado Subdiretor de Gestão de Pessoal da Direção do Comando de Pessoal Exército de Terra.
Em 1 de fevereiro de 2019, foi promovido ao posto de General de Divisão e nomeado Diretor de Pessoal.