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emprego militar, utilizando um conjunto de equi- das salas de simulação está equipada com um
pamentos, softwares e infraestruturas inerentes computador, um projetor, colunas de som, uma
à atividade militar. câmara de reconhecimento de feixes laser e per-
Através da doutrina de referência para esta mite realizar a simulação do tiro a pé firme, tiro
área podem definir-se dois tipos de simulação: a com movimento perpendicular ao alvo e a práti-
simulação real, que envolve pessoal verdadeiro ca das técnicas de fogo e movimento. O NSAICTT
operando sistemas reais, que utilizam apenas dispõe de pistolas simuladas com laser, réplicas
sistemas de simulação para produzir os efeitos da pistola Glock, e adaptadores laser para armas
provocados pelo armamento/equipamento, e a longas, sendo estes adaptadores versáteis o que
simulação virtual, que envolve pessoal verdeiro possibilita que sejam acoplados a uma grande
utilizando sistemas simulados, em ambientes vir- variedade de espingardas, metralhadoras e pis-
tuais gerados por computador. Ambas colocam tolas-metralhadoras, desde a espingarda au-
um elemento humano, como elemento central, tomática G3, espingarda de assalto FN SCAR-L,
imerso num ambiente virtual, a fim de realizar ta- SCAR-H e Galil, metralhadoras FN MINIMI MK3 e
refas de controlo motor, decisão e comunicação. pistola metralhadora Uzi.
(EME, 2014) No NSAICTT ministra-se formação por for-
Esta doutrina define também, três níveis de ma a que os formandos adquiram todos os me-
simulação: o nível 1, que permite a formação/ canismos do tiro antes de iniciarem a execução
treino de guarnições, assim como o treino de tiro de fogos reais em carreira de tiro, aumentando a
até ao escalão pelotão, o nível 2, que permite a rentabilidade das munições consumidas, assim
formação/treino de tática até ao escalão Compa- como a própria segurança dos instruendos e ins-
nhia/Bateria/Esquadrão e o nível 3, que permite trutores na carreira de tiro, constituindo-se como
formação/treino de Comandantes e Estados- uma mais-valia no sistema de instrução de tiro
-Maiores de Unidades constituídas, normalmente em vigor no Exército.
de escalão Batalhão ou superior (podendo ir até O NSAICTT permite realizar as três fases da
nível operacional ou estratégico da guerra. (EME, instrução de Tiro, a fase I – Instrução preliminar
2014) de Tiro, a fase II – instrução Básica de Tiro e a fase
III – instrução Avançada de Tiro. Para isso, o sis-
O Exército tem, na dependência do seu
Centro de Modelação e Simulação, atualmente tema Laser Shot LE-100 dispõe de vários progra-
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um NSAICTT, para apoiar a formação e treino do mas: o Course of Fire , o Combat Skills Trainer e
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tiro, sedeado na EA (EME, 2020). É um sistema o Branching Videos . Estes programas garantem
de treino de tiro virtual de nível 1, que utiliza mili- o treino individual, de parelha e de esquadra de
tares operando armas simuladas, num ambiente atiradores, com armamento ligeiro, pois possibili-
virtual gerado por computador. O sistema usado tam a criação de até 4 linhas de tiro.
pelo Exército é o Laser Shot LE 100, este permi- Na área da formação, o NSAICTT tem uma
te garantir que a formação e o treino de tiro é o aplicabilidade quase ilimitada, dependendo ape-
mais real possível, aumentando a proficiência dos nas da conjugação dos fatores tempo e recursos
formandos e reduzindo os riscos com acidentes
durante as sessões de formação e treino de tiro. 3 O programa Course of Fire é utilizado para criar carreiras de tiro vir-
tuais com diferentes tipos de alvo e a diferentes distâncias. Ideal para
Como referido, o NSAICTT está instalado na o treino de tiro de precisão, permitindo o treino completo do ciclo de
tiro, muito vantajoso para o treino das fases I e II.
EA, numa infraestrutura própria criada para ser- 4 O programa Combat Skills Trainer cria situações para treino da des-
vir como teatro de tiro. Está disposto em cinco sa- treza, da memória muscular e dos reflexos do atirador. Ideal para
sessões de tiro reativo e dinâmico.
las, sendo que três são de simulação, uma sala 5 O programa Branching Videos permite a visualização de filmes com
cenários reais em que o atirador tem de decidir o que fazer mediante
de aulas e uma arrecadação de apoio. Cada uma a situação observada, treinando a sua capacidade de decisão, a dis-
criminação de alvos e a técnica do tiro. Ideal para o treino da fase III.