Page 75 - EA2
P. 75

ARMAS COMBINADAS 09 - 73



               a este tema, deve ser refletida a importância da   seja involuntariamente adulterada. Desta forma
               necessidade do saber por detrás das técnicas e     contribuímos para a construção do know-how e
               procedimentos relacionados com o tiro que te-      desenvolvimento cognitivo. Este ponto está indu-
               rão influência direta na tarefa tática e tomada de   bitavelmente ligado ao rigor, pormenor, exigência
               decisão exigida a Oficiais e Sargentos. Desde a    e organização com que o conhecimento é trans-
               utilização, o emprego e manuseamento do arma-      mitido. A formação dos Oficiais e Sargentos deve
               mento, ao conhecimento das capacidades/efeitos     ser assente nestas características pois também
               que cada arma nos pode conferir, todas estes da-   eles terão responsabilidade na passagem de co-
               dos serão relevantes para que o militar consiga    nhecimento, na condução de treino e na tomada
               instruir os seus subordinados de forma correta     de decisão. Quanto melhor for a qualidade com
               e tenha ferramentas para decidir quando assim      que são instruídos, mais informação retêm e te-
               tiver de o fazer.                                  rão um exemplo como referência.

                    Atendendo ao anteriormente dito, existe            Aos Oficiais e Sargentos procuramos dar as
               necessidade em transmitir este conhecimento        ferramentas para que seja um militar instruído e
               de uma forma única para que caminhemos na          com capacidade crítica e criativa, capaz de testar
               direção da homogeneização/normalização de          e interligar várias competências. O Tiro não está
               conhecimentos e uniformização de práticas e        desassociado da técnica de combate, nem do so-
                                                                                                          2
               linguagem. Não entrando, na esfera das tarefas,    corrismo de combate, nem do Krav Maga , por
               táticas e procedimentos  variantes de unidade      exemplo. Todos concorrem para a mesma finali-
               para unidade (normas de execução permanentes       dade, dotar o militar de capacidades e conheci-
               - táticas), existem boas práticas e terminologias   mentos para o cumprimento da missão. No caso
               que enquanto militares (Oficiais e Sargentos) de-  da formação dos Oficiais e Sargentos, com esta
               vemos procurar praticar e transmitir. No que ao    interligação de competências, treinamos a flexi-
               tiro diz respeito, procedimentos como operações    bilidade e adaptabilidade em diversas situações.
               de segurança, princípios fundamentais de tiro, re-      O Regimento de Comandos, enquanto uni-
               solução de falhas, trocas de carregadores, transi-  dade responsável pelo treino e formação de
               ções, posições de transporte e de combate, devem   Tiro, tem um papel ativo na formação nesta área.
               estar uniformizados para que o trabalho conjunto   Através do Centro Integrado de Tiro de Comba-
               seja mais fácil. A introdução do novo armamento    te (CITC), o Regimento de Comandos afirma-se
               no Exército Português obrigou a uma revisão de     como pólo de formação de Tiro do Exército Por-
               todos estes procedimentos, atualizando algumas     tuguês, responsável por ministrar inúmeros cur-
               publicações como é o caso da Publicação Dou-       sos e formações, a referir, o Curso de Comandos,
               trinária do Exército (PDE) 7-70-00 “Formação e     o Curso de Atirador Especial, o Curso de Instrutor
               Treino de Tiro de Armas de Fogo Ligeiras”. Esta    de Tiro de Combate. Para além do Curso de For-
               PDE resultou do contributo de vários militares e   mação Geral Comum de Praças do Exército e do
               tem por finalidade reproduzir conceitos e técni-   Curso de Cabos Comandos, é ainda responsável
               cas atualizados considerando os cenários reais     por aprontar Elementos Nacionais Destacados
               de emprego do armamento.                           (END), para teatros de operações como Moçam-
                    Todo este conhecimento, não deve ser con-     bique, Somália, Roménia, Mali e República Cen-
               siderado estanque e inflexível. Fruto da expe-     tro Africana (RCA), bem como Forças Nacionais
               riência, da necessidade e da evolução, técnicas    Destacas (FND), como foi o exemplo da OIR/FND
                                                                                                           o
               que hoje vigoram, podem já não ser praticadas      – Iraque, do apoio ao aprontamento do 3. CN/
               num futuro próximo. Quando se transmite toda
               esta  informação,  existe  necessidade  de  expli-  2  Arte marcial seleccionada pelo Regimento de Comandos para for-
                                                                  mação no combate corpo a corpo. O Regimento constitui-se como
               car o  porquê da  sua execução para  que não       polo de formação de Krav Maga, tendo já ministrado dois cursos.
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80