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Cultura & Lazer
UMA VISÃO DA HISTÓRIA
Espanhóis. Atentemos, Filipe II de Espanha con-
quistou as Filipinas (ilhas de Luções), em 1571,
pelo que o receio nipónico do demónio do meio-
-dia era real. Mas o Japão, ao contrário das Fili-
pinas, já não era um arquipélago espartilhado e
habitado por indígenas que usavam azagaias e
lanças como armamento de guerra.
Entretanto, a partir de meados do século
iniciou-se a missionação do território japonês,
através do jesuíta Francisco Xavier (1506-1552),
com o qual Fernão Mendes Pinto privou no arqui-
pélago. A ação dos jesuítas condicionou opções
estratégicas dos senhores da guerra, converteu
dáimios ao Cristianismo e, em 1580, estabelece-
ram-se em Nagasaki. Até que, no final do século,
começaram a ser vistos como monges-guerreiros,
passíveis de manipularem os alicerces imperiais,
sendo lançado o primeiro édito anticristão em
1590. Então, quando as companhias comerciais
inglesas e, principalmente, holandesas, surgiram
em cena mais interessadas em comercializar do Diogo Zeimoto oferece a espingarda de mecha ao nautaquim
que em evangelizar, os Portugueses foram sendo
afastados, até à sua expulsão em 1639. Fonte : José Ruy, in Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação
Memória Histórica
Se a chegada dos Portugueses ao Japão cons-
tituiu um factor de enriquecimento cultural e a
transição para o mundo moderno, a introdução
da arma de fogo viabilizou a unificação política
interna e a dissuasão externa. Só por si, o facto
de Portugal estar indelevelmente ligado a esta re-
alidade histórica é notável. E tudo graças a um
instrumento militar, a espingarda de mecha. Na
verdade, os Japoneses não só reconhecem o fac-
to como o salientam publicamente. Basta atentar
no sugestivo título impresso no relato de chegada
dos Portugueses ao Japão: Teppo-ki (Crónica da
Espingarda); nas festividades que todos os anos,
no último fim de semana de julho, têm lugar no
local de desembarque, em Nishinoomote (ilha de
Tanegashima), com o nome Festival da Espingar-
Contingentes armados com espingarda de mecha da; ou, ainda, lembrar a existência de uma lápide
Fonte : Tapeçarias D. João de Castro, Museu Kunft Historysches – Viena de Áustria) na praia em memória dos Portugueses. JE
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