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ca com os estabelecimentos de ensino públicos, não Superior do Exército asseguram, ainda,
particulares e cooperativos, no respeito pela a ação social escolar e outros apoios educati-
especificidade própria da formação de matriz vos, que incluem medidas de apoio de cará-
militar, em obediência aos seguintes princípios ter pedagógico, social e financeiro, visando,
fundamentais: criação de um sistema, único entre outros objetivos, a promoção do sucesso
e harmonizado, de ensino de matriz militar; escolar e educativo, de modo que todos os
definição de uma organização integrada das seus beneficiários, independentemente das
diversas entidades responsáveis, nos diferentes suas condições sociais, económicas, culturais e
escalões, pelo ensino de matriz militar; garan- familiares, tenham a possibilidade de concluir
tia da potenciação do modelo educativo de com sucesso o ensino secundário.
matriz militar e da sustentabilidade do sistema Os projetos educativos incluem o ensino re-
de ensino não superior ministrado nos Estabe- gular e profissional, sendo os Estabelecimentos
lecimentos Militares de Ensino não Superior Militares de Ensino não Superior do Exérci-
do Exército; aplicação de projetos educativos to atualmente frequentados pelos seguintes
de referência e complementares que promo- alunos:
vam um sistema de ensino misto, de convi- CM IPE Total
vência integrada de género na vida escolar,
e optativo entre os regimes de frequência de 1.º CEB 225 - 225
externato e de internato e o acompanhamento 2.º CEB 157 53 210
da evolução das melhores práticas educativas, 3.º CEB 212 153 365
potenciando a relação das Forças Armadas Secundário 146 149 295
com a sociedade civil.
Os Estabelecimentos Militares de Ensino Total 740 355 1095