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                                                                                 Cultura & Lazer
                                                                                      UMA VISÃO DA HISTÓRIA







                   Quando os portugueses (…)                         nos campos e cidades do Alentejo, o principal Teatro
            entraram com tão eficaz e igual                          de Operações da guerra, as Armas castelhanas clau-
                                                                     dicaram em variadas ocasiões. Pela primeira vez, no
            ímpeto que nenhum foi o segundo  Montijo, na Extremadura espanhola, em 1644. Em
            e nenhum foi o primeiro.”                                Elvas, uma segunda vez e depois, até à paz final, mais
                                                                     derrotas lhes foram infligidas, nas quais sobressaem a
            “ [Cronista António Barbosa Bacelar]                     do Ameixial (1663) e a de Montes Claros (1665).
                                                                        O lado português também sofreu desaires, nome-
               O título extenso, próprio da época, por si só faz     adamente em cercos malogrados, como o de Badajoz
            antever a importância do ocorrido, revelando em          em 1658, que levou à retirada dos sitiantes para Elvas,
            simultâneo um dos seus principais protagonistas. A ra-   e com a perda de Praças raianas para Castela, como
            pidez com que a publicação foi feita demonstra a forte   sucedeu com Olivença (1657), Juromenha (1663) ou
            vontade de propagandear este triunfo bélico.             Vila Viçosa (1665). Sublinhe-se que esta guerra foi feita
               A obra escrita pelo cronista António Barbosa Bace-    sobretudo de razias e cercos na raia e em muito menor
            lar, porém, e compreensivelmente, não é única sobre      proporção por grandes batalhas, embora o peso destas
            este feito. Também no mesmo local, na coleção de Ico-    para o desfecho final tenha sido decisivo.
            nografia, duas águas-fortes , um pouco mais tardias,        Centremo-nos nos acontecimentos de Elvas, um
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            ambas de 1662, de um outro modo, descrevem-nos os        misto de cerco e batalha, e com base nas fontes do-
            contornos e o cenário deste cerco.                       cumentais recuemos até àquele, já longínquo, 14 de
               Uma, da autoria do engenheiro francês Pedro de        janeiro de 1659.
            Santa Colomba, é essencialmente uma planta, pro-            O dia amanheceu envolto num denso nevoeiro. A
            fusamente legendada e detalhada, que nos mostra as       coberto dele uma Força portuguesa, saída de Estremoz
            fortificações de Elvas, a circunvalação estabelecida em   três dias antes, para pôr cobro ao cerco de Elvas ou,
            seu redor, composta por vários fortins e quartéis, e as   pelo menos, aliviar a pressão e sacrifícios impostos à
            posições dos exércitos em confronto .                    cidade, tomou sorrateiramente posição diante das Li-
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               A outra, atribuída a um pintor e gravador holandês,   nhas com que os castelhanos cercavam a Praça, desde
            Dirk Stoop, também conhecido por Rodrigo Stoop,          22 de outubro de 1658.
            trata-se de uma gravura ilustrativa do campo de bata-       Contudo, a sua presença, grandeza e intenção eram
            lha e dos diferentes episódios nele ocorridos, com um    conhecidas do inimigo, não só pelos relatos dos seus
            evidente destaque para os combates travados .            batedores e de informações extraídas a cinco prisionei-
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               Agora que se assinala o 363.º aniversário desta       ros lusos, como também pelo fogo de artilharia com
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            mos a estas três obras para relembrar e compreender      chegada à Praça e pela resposta desta, também com
            a importância deste assinalável feito de armas; um dos   fogo de artilharia, a saudar o tão desejado auxílio.
            primeiros da longa e penosa Guerra da Restauração ou        Naturalmente, a chegada deste socorro levou ao
            da Aclamação (1640-1668), com que Portugal readqui-      reforço das Linhas nos Murtais, o local escolhido para
            riu a sua independência de Castela, à época governada    as atacar, alteando-as, aprofundado o fosso já existente
            por Felipe IV (até então, III de Portugal).              e acrescentado, ainda mais, estacadas, fortes e redutos
               Por estas obras, que se complementam, também se       e fez com que os castelhanos passassem toda a noite
            obtém um retrato do modo de fazer a guerra no sécu-      em cuidado e prontos para a batalha, já que do lado
            lo XVII, em que nos campos de batalha os célebres e      português se deu a entender a iminência do ataque.
            poderosos terços castelhanos, um pouco por toda a           Santa Colomba dá-nos uma boa noção da extensão
            Europa, começaram a ser batidos e suplantados pelas      e complexidade das Linhas e nelas se destacam, pelo
            inovações introduzidas na organização, no armamento      seu tamanho, quatro quartéis e duas outras posições
            e na tática por holandeses, suecos e franceses.          menores e o reforço das Linhas junto aos Murtais. A
               Na Península não foi diferente e particularmente      Praça de Elvas, no centro da planta, a isso obrigava.



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