Page 37 - JE_702_Set20
P. 37
Atualidades .37
OPINIÃO
informação, dando-lhe a possibilidade de atua- cos ou para aprofundar temas que está a lecionar.
lizar ou reformular aquisições que tenham sido Nos dias de hoje o novo conceito do museu assen-
feitas anteriormente. A criança/jovem acaba por ta no museu interativo, flexível e interveniente,
construir o seu conhecimento de uma forma es- onde a aprendizagem se processa de forma dia-
timulante e simples, mas muito mais completa. logante e duradoura, é um museu que estimula
Atualmente os museus militares planificam e ao debate e à mudança de forma construtiva e
organizam as atividades educativas de maneira participada.
a suscitar a aprendizagem dos alunos que par- Quando os alunos procuram o museu deve-
ticipam nas visitas. Isto é, a fim de melhorar a mos ter a consciência de que a visita concerne
qualidade dos serviços educativos oferecidos às uma experiência global, com a capacidade de pro-
escolas, houve um desenvolvimento e uma con- duzir efeitos únicos para além do tempo que pas-
vergência das atividades tendo em conta as cole- sam nas salas de exposição, existindo uma multi-
ções/acervos dos museus e os objetivos dos pro- plicidade de fatores que intervêm nessa simples
gramas escolares. visita.
Os museus proporcionam oportunidades edu- Quando pensamos nas primazias que as novas
cativas através de exposições e material interpre- tecnologias nos podem presentear a nível do pa-
tativo assim como através do acesso à pesquisa trimónio cultural, há dois aspetos basilares que
e invenção/descoberta de programas formais e não podemos olvidar: a difusão dos bens patrimo-
atividades práticas. É fundamental que o extenso niais e as possibilidades didáticas que estes nos
papel educacional dos museus militares seja re- oferecem. A introdução das novas tecnologias
conhecido, assim como, as atividades educativas no mundo da arte, gerou numerosas mudanças
para grupos organizados sejam vistas no contex- traduzindo-se estas numa nova perceção da obra
to da educação como uma função essencial dos de arte. A internet, ou softwares vários, influem
museus militares. diretamente na relação do espectador com a obra
O museu durante muito tempo foi visto como de arte, permitindo-lhe um grau de interação e
um mero complemento de aprendizagens escola- participação nunca antes experimentado.
res, centro de recursos e materiais de apoio que o Os museus militares devem, portanto, apostar
professor utiliza para ilustrar conteúdos específi- nas novas tecnologias da informação e comuni-
cação como veículo de difusão dos seus acervos.
Museu Militar do Porto, visita de crianças de uma escola A importância que as tecnologias da informação
assumiram nas atividades diárias, levou a torna-
ram-se numa ferramenta imprescindível para a
execução de muitas das nossas tarefas, e assim
facilmente encontramos vantagens no uso destes
meios. As tecnologias podem ajudar na aprendi-
zagem quer esta se desenvolva em museus ou em
escolas. Estas duas instituições devem estar sem-
pre relacionadas, a tecnologia por sua vez facilita
essa interação.
A modernidade está a realizar-se nos museus
militares.
Implementar tecnologia digital e apostar no
desenvolvimento de exposições online, passeios
virtuais e programas de aprendizagem online, é o
caminho a seguir. JE
JE 702 – SET20
JE_Set20.indb 37 02/12/2020 13:36:02