Page 35 - JE_702_Set20
P. 35

Atualidades                   .35
                  “

                                                                                                               OPINIÃO






                     Nos dias de hoje o novo conceito do                          sem fins lucrativos que, estando ao serviço da

                  museu assenta no museu interativo,                              sociedade, adquirem, conservam, comunicam,
                                                                                  estudam, investigam e expõem testemunhos ma-
                  flexível e interveniente, onde a                                teriais do Homem e do meio que o rodeia, para o
                  aprendizagem se processa de forma                               desenvolvimento da educação e contentamento
                                                                                  dos públicos.
                  dialogante e duradoura, é um museu                                 O museu torna-se, assim, um autêntico recur-
                  que estimula ao debate e à mudança                              so educacional público  e, sem perder qualquer

                  de forma construtiva e participada."                            uma  das  suas  outras  funções  essenciais,  torna-
                                                                                  -se também um agente cultural e recreativo. É,
                    [Cor Inf Para António Velez]                                  assim, uma instituição multifuncional que pode
                                                                                  servir a comunidade de várias formas e em diver-
                     Frequentar esses locais de cultura, incenti-                 sos níveis intelectuais.
                  va a valorização do aprendizado que vai além                       O recente encerramento dos museus devido à
                  da sala de aula e dos muros da escola. A ideia é                atual crise de saúde global revelou a competência
                  aproximar o conhecimento das suas variadas di-                  dos intervenientes culturais  e educadores, que,
                  mensões ao aluno para que este consiga tornar as                poucos dias após esse encerramento dos museus,
                  informações  interdisciplinares:  não  é  só  um  pe-           implementaram programas digitais  , incluindo
                                                                                                                   3
                  ríodo histórico, mas tudo o que permeou aquele                  tours online, visitas aos bastidores, enigmas on-
                  momento. Neste ponto, os museus passam a ser                    line e suplementos de aprendizagem, de entre
                  um facilitador do conhecimento.                                 outros.
                     A educação museal   valoriza uma aprendiza-                     Os responsáveis dos museus escolheram e
                                       1
                  gem que ultrapassa as paredes da escola e inte-                 desenvolvem formatos e procedimentos apro-
                  rage com o local ou a região nas suas variadas                  priados para transmitir o conteúdo digitalmen-
                  extensões para além de estimular a aproximação                  te. Eles incrementam os projetos participativos,
                  dos alunos com as atividades extracurriculares.                 envolvendo o público e dando grande ênfase aos
                  Nesse contexto, evidencia-se o papel formador                   programas apresentados. A incumbência pública
                  dos museus e também a demanda de que se esta-                   de um museu é frequentemente cumprida através
                  belece nesses locais educativos que possibilitam                de programas educacionais e interativos adapta-
                  uma maior interação com o público, professores   1  Significa o   dos aos grupos-alvo. Mas, embora os responsá-
                  e alunos. Das visitas e passeios a esses locais   caráter pedagó-  veis dos museus contribuam fundamentalmen-
                  podem resultar boas reflexões e debates; no en-  gico do museu   te para a missão e os objetivos das instituições
                                                                  na construção do
                  tanto, a navegação pelos  sites dos museus e a   conhecimento   culturais e dos seus programas, o seu trabalho
                  possibilidade de tours virtuais aos locais também   2  Conselho   muitas vezes não é reconhecido devidamente e o
                  são uma oportunidade de pesquisa e desenvolvi-  Internacional   seu desempenho e competências são tidos como
                                                                  de Museus (em
                  mento.                                          inglês: Interna-  certos.
                     Os programas de interação cultural e educação   tional Council of   A pandemia COVID-19 trouxe mudanças sem
                  nunca estiveram tão presentes nos museus como   Museums).       precedentes que forçaram museus em todo o
                                                                    Muitas dessas
                                                                  3
                  atualmente. Hoje, os museus, oferecem uma rica   atividades podem   mundo a reconsiderar os seus modelos de opera-
                  variedade de passeios e visitas personalizadas   ser encontradas   ção e reorganizarem-se para o mundo digital por
                  e eventos especiais, cumprindo assim a missão   online pesqui-  forma a permanecerem conectados com os seus
                                                                  sando a hashtag
                  crucial  de  alcançar  um  público-alvo  e  em  certa   #Museu-  públicos.
                  medida de o instruir.                           mFromHome, #Mu-    Com a generalizada escalada da pandemia, a
                     Em 1981 as diretrizes estabelecidas pelo     seumsAndChill   Direção de História e Cultura Militar (DHCM), de
                                                                  ou #ClosedButAc-
                  ICOM   definem os museus como instituições,     tive.           acordo com o Comando do Exército e as Autori-
                        2


                                                                                                                    JE  702 – SET20



         JE_Set20.indb   35                                                                                                  02/12/2020   13:36:01
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40