Page 35 - JE_702_Set20
P. 35
Atualidades .35
“
OPINIÃO
Nos dias de hoje o novo conceito do sem fins lucrativos que, estando ao serviço da
museu assenta no museu interativo, sociedade, adquirem, conservam, comunicam,
estudam, investigam e expõem testemunhos ma-
flexível e interveniente, onde a teriais do Homem e do meio que o rodeia, para o
aprendizagem se processa de forma desenvolvimento da educação e contentamento
dos públicos.
dialogante e duradoura, é um museu O museu torna-se, assim, um autêntico recur-
que estimula ao debate e à mudança so educacional público e, sem perder qualquer
de forma construtiva e participada." uma das suas outras funções essenciais, torna-
-se também um agente cultural e recreativo. É,
[Cor Inf Para António Velez] assim, uma instituição multifuncional que pode
servir a comunidade de várias formas e em diver-
Frequentar esses locais de cultura, incenti- sos níveis intelectuais.
va a valorização do aprendizado que vai além O recente encerramento dos museus devido à
da sala de aula e dos muros da escola. A ideia é atual crise de saúde global revelou a competência
aproximar o conhecimento das suas variadas di- dos intervenientes culturais e educadores, que,
mensões ao aluno para que este consiga tornar as poucos dias após esse encerramento dos museus,
informações interdisciplinares: não é só um pe- implementaram programas digitais , incluindo
3
ríodo histórico, mas tudo o que permeou aquele tours online, visitas aos bastidores, enigmas on-
momento. Neste ponto, os museus passam a ser line e suplementos de aprendizagem, de entre
um facilitador do conhecimento. outros.
A educação museal valoriza uma aprendiza- Os responsáveis dos museus escolheram e
1
gem que ultrapassa as paredes da escola e inte- desenvolvem formatos e procedimentos apro-
rage com o local ou a região nas suas variadas priados para transmitir o conteúdo digitalmen-
extensões para além de estimular a aproximação te. Eles incrementam os projetos participativos,
dos alunos com as atividades extracurriculares. envolvendo o público e dando grande ênfase aos
Nesse contexto, evidencia-se o papel formador programas apresentados. A incumbência pública
dos museus e também a demanda de que se esta- de um museu é frequentemente cumprida através
belece nesses locais educativos que possibilitam de programas educacionais e interativos adapta-
uma maior interação com o público, professores 1 Significa o dos aos grupos-alvo. Mas, embora os responsá-
e alunos. Das visitas e passeios a esses locais caráter pedagó- veis dos museus contribuam fundamentalmen-
podem resultar boas reflexões e debates; no en- gico do museu te para a missão e os objetivos das instituições
na construção do
tanto, a navegação pelos sites dos museus e a conhecimento culturais e dos seus programas, o seu trabalho
possibilidade de tours virtuais aos locais também 2 Conselho muitas vezes não é reconhecido devidamente e o
são uma oportunidade de pesquisa e desenvolvi- Internacional seu desempenho e competências são tidos como
de Museus (em
mento. inglês: Interna- certos.
Os programas de interação cultural e educação tional Council of A pandemia COVID-19 trouxe mudanças sem
nunca estiveram tão presentes nos museus como Museums). precedentes que forçaram museus em todo o
Muitas dessas
3
atualmente. Hoje, os museus, oferecem uma rica atividades podem mundo a reconsiderar os seus modelos de opera-
variedade de passeios e visitas personalizadas ser encontradas ção e reorganizarem-se para o mundo digital por
e eventos especiais, cumprindo assim a missão online pesqui- forma a permanecerem conectados com os seus
sando a hashtag
crucial de alcançar um público-alvo e em certa #Museu- públicos.
medida de o instruir. mFromHome, #Mu- Com a generalizada escalada da pandemia, a
Em 1981 as diretrizes estabelecidas pelo seumsAndChill Direção de História e Cultura Militar (DHCM), de
ou #ClosedButAc-
ICOM definem os museus como instituições, tive. acordo com o Comando do Exército e as Autori-
2
JE 702 – SET20
JE_Set20.indb 35 02/12/2020 13:36:01