Page 36 - JE_702_Set20
P. 36

36.











                  dades de saúde nacionais, emitiu um conjunto de
                  diretrizes operacionais delineando as medidas de
                  precaução, gestão e atuação que os museus mili-
                  tares deveriam cumprir (de entre outras; condu-
                  zir a triagem de temperatura; desinfetar e limpar
                  instalações e superfícies tocadas com frequência;
                  fornecer desinfetantes para as mãos em locais-
                  -chave; exibir sinalização dentro de suas instala-
                  ções e implementar medidas de registo de visi-
                  tantes e rastreamento de contatos).
                     Durante o período de encerramento, foi ava-
                  liado o impacto da COVID-19 nos museus milita-
                  res por forma a determinar a sua prontidão para
                  reabrir e procurar feedback sobre as suas necessi-
                  dades e interesses. Com base nos resultados obti-
                  dos, os museus militares indicaram que sofreram   Museu Militar de Lisboa, visita guiada a um grupo de adultos
                  uma queda acentuada no número de visitantes e
                  nas receitas e, foi necessário também proceder                     É importante ressaltar o papel formador dos
                  ao adiamento e/ou cancelamento de algumas                       museus militares e também a dupla faceta da
                  atividades. A reabertura dos museus militares,                  procura-oferta que se  estabeleça,  nessas áreas
                  à semelhança de outros museus e monumentos,                     educativas e que seja disponibilizada uma maior
                  registou-se a 18 maio - data que assinala o Dia In-             proximidade e interação com o público escolar.
                  ternacional dos Museus (DIM), após o encerra-                      As visitas guiadas e passeios aos museus mi-
                  mento forçado durante cerca de dois meses de-                   litares  apinhados de  acervos e conhecimento
                  vido à pandemia de COVID-19. Este ano também                    histórico podem render reflexões, debates e a
                  não houve Noite Europeia dos Museus   ; no en-                  expansão do senso humano e crítico. Adicional-
                                                      4
                  tanto, apesar de todas as limitações, os museus                 mente, o incremento na utilização das platafor-
                  militares assinalaram estas efemérides com a rea-               mas digitais, também como meio de acesso à nos-
                  bertura e entrada gratuita, como habitualmente,                 sa memória histórica e apreciação, é fundamental
                  e com algumas programações online.                              para a valorização destes locais de inspiração.
                                                                                     Uma visita pode ser uma grande oportunidade
                  Função educativa dos museus                                     de pesquisa, além de fomentar o conhecimento e
                  militares                                                       estimular a procura.
                     O museu militar, instituição de grande herança                  O museu militar é a evidência do papel muito
                  histórico-cultural, oferece-nos uma realidade au-               importante que tem vindo a inserir-se na apren-
                  têntica através de ricos acervos do nosso passado,              dizagem dos alunos. Quando estes participam
                  que representam testemunhos únicos da maneira   4  Desde 2005, a   nas atividades dos museus militares, vivenciam
                  de ser, pensar e atuar, a qual nós não podemos   Noite Europeia   um maior número de aprendizagens, interdisci-
                                                                  dos Museus
                  descurar. Deste modo, faz todo o sentido que haja   permite a aber-  plinaridade de situações e de experiências. Estes
                  uma relação estreita entre a escola e o museu. Os   tura excecional e   espaços culturais têm a capacidade de educar de
                                                                  gratuita de alguns
                  museus passaram de uma tarefa de conservar e    museus europeus   forma lúdica. Há uma série de aspetos que podem
                  expor para uma atividade de desenvolvimento     para uma noite. O   ser desenvolvidos na criança/jovem, desde a ima-
                  educativa em favor da comunidade onde se inse-  evento acontece   ginação e criatividade ao fomento do crescimento
                                                                  no sábado mais
                  rem, e não só; caso contrário terão apenas o papel   próximo a 18 de   cognitivo, estético e cultural. Permite-lhes igual-
                  de objetos do passado em exposição.             maio.           mente experimentar, jogar, inventar e assimilar








         JE_Set20.indb   36                                                                                                  02/12/2020   13:36:02
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41