Page 33 - JE_702_Set20
P. 33
Atualidades .33
“
EXERCÍCIOS
As dificuldades técnicas que se pelos docentes e discentes e introduziram-se e
colocavam eram muitas e, por ser a incrementaram-se outras.
Como resultado, atingiu um elevado nível
primeira vez que se iria realizar em de entrosamento que possibilitou a elaboração e
moldes não presenciais, foi necessário apresentação de produtos táticos e a realização de
um CAX de elevado nível, à distância, fazendo-
pensar num novo paradigma -se uso da tecnologia e do saber de quem traba-
que permitisse jogar e executar o lha na AM. Esta foi uma situação que confirma
planeamento dos alunos.” a veracidade da expressão a necessidade aguça o
engenho.
[TCor Cav Hélio Patrício] Por fim, conclui-se que as ferramentas infor-
máticas utilizadas para trabalho colaborativo,
acesso remoto, elaboração de transparentes, pla-
às normas de segurança sanitárias em vigor e in- neamento tático e jogos de guerra têm tudo para
corporação de boas práticas que mitigassem ao entrar na normalidade do processo educativo
mínimo o risco de contágio com o coronavírus. do Cadetes da AM, criando-se assim uma opor-
Perante a quantidade elevada de pessoas en- tunidade, quer como apoio e complemento das
volvidas no LEÃO 20, entre alunos, docentes e metodologias utilizadas, bem como salvaguarda
pessoal de apoio, interno e externo à AM, seria de situações futuras semelhantes que, provavel-
extremamente grave, qualquer que fosse a pers- mente, ir-se-ão repetir. JE
petiva de análise, que se gerasse um foco de trans-
missão da COVID-19 na AM. Consequentemente,
a quatro dias do início do LEÃO 20,
uma nova alteração de grande pro-
fundidade surgiu. O exercício não po-
deria ser presencial.
A opção mais fácil seria simples-
mente anular a atividade. Estaria
perfeitamente justificada esta opção
pelas razões expostas anteriormente,
contudo, para além da flexibilidade
no planeamento e conduta das ope-
rações, a AM ensina outras carate-
rísticas que o planeador militar deve
possuir, nomeadamente, a resiliên-
cia e espírito de missão. Por isso, im-
punha-se coerência e consequência
com o que é ensinado aos Cadetes.
A opção foi reformular o exercício e
realizá-lo, por forma a que o estado
final desejado fosse atingido, mesmo
que com alguns ajustes.
Realizou-se um exercício telemá-
tico, com recurso a algumas ferra- Modalidade de ação do In apresentada em MS PowerPoint, através do Zoom, pelo S2 do
mentas que já vinham sendo usadas Agr 30, que fez a operação decisiva da Brigada
JE 702 – SET20
JE_Set20.indb 33 02/12/2020 13:36:00