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Cultura & Lazer .45
ROTEIROS MILITARES
alguns elementares. Os fortes, redutos, baterias e es-
tradas militares que compõem as Linhas encontram-
-se dispersos e localizados maioritariamente em ter-
renos altos, rurais ou florestais e, por vezes, afastados
de estradas, só se chegando até eles por meros trilhos
de terra. No fim do passeio terá percorrido alguns qui-
lómetros em solos irregulares e terão passado várias
horas. Por isso, convém usar calçado confortável e
adequado, levar água e um pequeno farnel, um cha-
péu ou boné e um abafo e/ou impermeável consoante
a época do ano e as condições atmosféricas. Uma carta
militar ou mapa da região e uma bússola ou GPS tam-
bém serão úteis aos mais aventureiros que quiserem
afastar-se dos caminhos indicados e explorar as re-
dondezas. As distâncias mais curtas são facilmente, e
idealmente, percorridas a pé. O uso de bicicleta (BTT) Forte de São Vicente, o recinto central com os seus traveses
pode também ser uma boa opção. Para a deslocação Fonte: RHLT
entre os pontos mais afastados do percurso (vários direito, quando se circula na estrada nacional a cami-
quilómetros) é conveniente ter um automóvel à dis- nho da Praia de Santa Cruz.
posição. De preferência não vá só e disponha de tempo É no forte que está o CILT e por isso faz todo o sen-
para desfrutar do passeio, pois haverá sempre muito tido começar por aqui. Além disso, a vista deste lo-
que ver. cal para Torres Vedras e sua envolvência ajuda-nos a
No caso do percurso Torres Vedras na Primeira Li- perceber melhor a escolha dos diversos locais para a
nha, sugerimos como ponto de partida o Forte de São defesa desta urbe e deste nó de estradas fulcral para o
Vicente, situado na colina, com o mesmo nome, fron- acesso a Lisboa. Aliás, foi da relevância desta povoação
teira à cidade; mas poderá fazê-lo a partir de outro e suas fortificações que derivou o nome das Linhas.
ponto, tal como sucede nos outros percursos. Para lá O Forte de São Vicente não foi inicialmente ideali-
chegar, suba pela Rua das Linhas de Torres, que en- zado tal como hoje o vemos. Na verdade, resultou da
contrará logo a seguir ao Parque do Choupal, do lado junção de três redutos distintos, mas próximos entre
si, para melhoria e reforço desta posição avançada e
O CILT de Torres Vedras, na antiga Capela de São Vicente. crucial, cuja perda para o inimigo colocaria em causa
Fonte: RHLT todo o sistema defensivo. Isto porque estando Torres
Vedras num plano inferior, incluindo o seu castelo e
dois outros pequenos fortes próximos, era de São Vi-
cente que se dominava toda a zona envolvente.
Com a junção dos três redutos foi criado um amplo
recinto central fechado e alargado consideravelmente
o perímetro deste forte, tornando-o no segundo maior
das Linhas, com uma guarnição de 2000 a 2200 ho-
mens, mas capaz de albergar até 4000. Traveses, fos-
so, três dezenas de canhoneiras, três moinhos (usa-
dos na época como paióis) completam o cenário, bem
como a Capela de São Vicente, onde hoje está instalado
o CILT.
O passeio continua no próximo número…
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