Page 44 -
P. 44

SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA




               na resposta a esta última questão, conseguirão identificar as vantagens e
               oportunidades  que  esta  transformação  digital  vos  trouxe,  mas  também,
               alguns desafios que tiveram que superar para acompanhar esta evolução
               tecnológica.
                 De facto, a primeira versão da internet surge no final da década de 60
               depois da guerra fria, servindo objetivos militares dos EUA. Em 1992 surge
               então a chamada web 1.0, pelas mãos de Tim Berners-Lee. De lá, até aos dias
               de hoje, muitas foram as transformações que marcaram diferentes Eras. Ao
               longo dessas Eras a evolução da web traduziu-se em maiores possibilidades
               e agência conferida aos utilizadores.
                 De forma semelhante esta evolução também se fez sentir nos contextos
               de trabalho. As novas tecnologias de produção mudaram as condições de
               trabalho das pessoas e consequentemente os estilos de vida e formas de
               viver as carreiras. Isto, por sua vez, também levou a uma atualização dos
               modelos e teorias que explicam o desenvolvimento de carreira e as compe-
               tências a desenvolver durante este desenvolvimento que passaram a consi-
               derar um papel mais agêntico dos indivíduos na forma como constroem as
               suas carreiras e se adaptam a este mundo em mudança.
                 Desta forma, podemos dizer que a Psicologia Vocacional acompanhou
               o desenvolvimento tecnológico acima mencionado desde a web 1.0, sendo
               que nos últimos 50 anos as Tecnologias de Informação e Comunicação são
               um elemento comum às intervenções de carreira.
                 Com efeito, é na década de 60 que surge o primeiro computador equi-
               pado com um sistema de orientação de carreira. Desde esse marco, assis-
               tiu-se a um investimento no desenvolvimento de sistemas de orientação de
               carreira assistidos por computador (CACGS) que são programas de compu-
               tador projetados para simular o processo de aconselhamento de carreira.
               Exemplos desses sistemas são os programas CHOICES, DISCOVER e SIGI
               PLUS. Estes sistemas começam a ganhar relevo na literatura da especia-
               lidade, e os primeiros artigos publicados revelam resultados promissores
               ainda que os clientes demonstrassem a preferência por um profissional de
               carreira real (Loughary, Friesen & Hurst, 1966). Este entusiasmo mantem-se
               ao longo do século e Tinsley (2000) escreve um artigo no Journal of Career
               Acessment,  a respeito da evolução tecnológica e o futuro das intervenções
               de carreira, prevendo que no ano de 2030, a profissão de Conselheiro de
               Carreira estaria a caminho de se tornar uma forma de arte misteriosa, assim
               como a profissão de Ferreiro era à data. Segundo o mesmo autor, isto seria
               inevitável pois a evolução tecnológica permitiria que programas prelimina-
               res de aconselhamento de carreira informatizados estivessem disponíveis






                                             44
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49