Page 46 -
P. 46
SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA
carreira (aconselhamento online, chats) e também são usadas para cons-
truir comunidades de aprendizagem.
Para além das diferentes finalidades, o estatuto que as tecnologias as-
sumem nas intervenções também podem ser variados (Barnes et al., 2010;
Bimrose et al., 2015; Sampson & Makela, 2014; Urdzina-Merca & Dislere,
2018). As tecnologias, quer sejam um recurso de intervenção, uma ferra-
menta de comunicação ou um meio de aprendizagem vocacional, podem
ser para uso autoadministrado ou integradas num sistema mais amplo com
apoio de um Psicólogo.
Todas estas diferentes configurações tornam por vezes difíceis conclu-
sões acerca da eficácia das intervenções com uso de tecnologias (Pordelan
& Hosseinian, 2020). Ainda assim, parece haver, ao longo dos anos, algum
consenso de que intervenções dirigidas por profissionais (em presença ou a
distância) parecem produzir maior eficácia comparativamente a interven-
ções autodirigidas (Herman, 2010; Ball, 1990; Zainudin et al., 2020; Niles
& Harris-Bowlsbey, 2013). Alguns autores, têm-se interessado em explicar
estes resultados referindo como principais motivos que reforçam a prefe-
rência por intervenções com o apoio de um profissional: a dificuldade em
localizar e usar informações relevantes na tomada de decisão de carreira
de forma autónoma; as dificuldades tecnológicas e digitais no uso dos pro-
gramas assistidos por computador; as dificuldades na escolha de aplicações
tecnológicas adaptadas às suas necessidades, bem como, a baixa prontidão
de carreira de alguns clientes (e.g., Savard et al., 2002; Krumboltz & Win-
zelberg, 1997; Gati & Asulin-Peretz, 2011; Vuorinen et al., 2011; Sampson &
Makela, 2014; Pordelan et al., 2018; Nota et al., 2016; Coyer et al., 2018; Se-
very, 2008, Galliott, 2017; Ardi, 2019).
Ainda que seja necessária mais investigação a este respeito, e sobretudo
que incida nos ingredientes críticos que podem garantir a qualidade das
intervenções com recurso a tecnologias (Pordelan et al., 2018; Pordelan &
Hosseinian, 2020; Richards & Vigano, 2013; Nota et al., 2016; Whiston et
al., 2017), os seus benefícios também são apontados na literatura como
inultrapassáveis, nomeadamente, os que se prendem com acessibilidade,
celeridade de alguns processos, fomento da comunicação e exploração de
carreira (Galliott, 2017; Cackett, 2018; Hooley et al., 2016; Sampson et al.,
2019; Tanrikulu, 2009).
Estes benefícios garantem a continuidade no uso destes recursos, ainda
que seja importante considerar alguns desafios que a literatura aponta, bem
como, as formas de os superar garantindo a qualidade das respostas.
46