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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA
digitais, são também um obstáculo ao uso das tecnologias como ferramen-
tas de gestão pessoal de carreira, podendo levar a um uso inadequado ou
difícil das mesmas (Sampson & Makela, 2014). As questões de confidencia-
lidade e segurança dos dados dos clientes, em intervenções a distância, ou
em sistemas computorizados, ou mesmo através de sistemas de intervisão/
supervisão entre os profissionais, são também um desafio que as tecnolo-
gias colocaram às intervenções de carreira desde cedo (Sampson & Pyle,
1983; Kettunen et al., 2015b; Osborn et al., 2011; Sampson & Makela, 2014).
Por exemplo, no que diz respeito ao aconselhamento a distância, Richards
e Vigano (2013) realçam o problema do uso inconsistente da criptografia de
dados pelos profissionais para garantir a segurança dos dados do cliente.
Neste sentido e a este respeito, é fundamental investir em literacia digital
tanto de clientes como dos profissionais, de forma a garantir práticas e uso
das tecnologias que protejam os dados de vida dos clientes (notas, dados de
avaliação, registo de atividades) e não permitam divulgações e uso indevido
das mesmas (Kettunen et al., 2015a).
Por último, um desafio importante, é a consideração de populações mais
desfavorecidas que podem não ter acesso às tecnologias, ou a condições de
uso eficaz das mesmas (ex. rede de internet), ficando excluídas das respos-
tas de intervenção que recorrem a estes meios (Bimrose et al., 2011; Hooley,
2012). Embora a exclusão digital seja atualmente um problema menor, do
que no passado, ela ainda persiste e requer atenção (Kettunen & Sampson,
2018).
Como forma de colmatar estas ameaças poderá ser importante promo-
ver a literacia digital das populações, investir em iniciativas de educação
para a carreira que promovam a prontidão de carreira das pessoas, atender
e desenvolver códigos de conduta ética que regulem a competência dos
técnicos e o uso das tecnologias nas intervenções, bem como, promover
oportunidades de supervisão, intervisão, formação e certificação dos pro-
fissionais de desenvolvimento de carreira .
RECOMENDAÇÕES
Com base no exposto anteriormente, e como forma de lidar com os desa-
fios que as tecnologias colocam às intervenções, na literatura são indicadas
algumas recomendações nas quais se responsabiliza e confere um papel
ativo aos profissionais de apoio a Gestão Pessoal de Carreira (Sampson et
al., 2019). Estes profissionais devem assumir responsabilidade e participa-
ção no desenvolvimento tecnológico e, simultaneamente, investir em com-
petências de intervenção de carreira. No mesmo sentido, deverão evitar
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