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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA




               digitais, são também um obstáculo ao uso das tecnologias como ferramen-
               tas de gestão pessoal de carreira, podendo levar a um uso inadequado ou
               difícil das mesmas (Sampson & Makela, 2014). As questões de confidencia-
               lidade e segurança dos dados dos clientes, em intervenções a distância, ou
               em sistemas computorizados, ou mesmo através de sistemas de intervisão/
               supervisão entre os profissionais, são também um desafio que as tecnolo-
               gias colocaram às intervenções de carreira desde cedo (Sampson & Pyle,
               1983; Kettunen et al., 2015b; Osborn et al., 2011; Sampson & Makela, 2014).
               Por exemplo, no que diz respeito ao aconselhamento a distância, Richards
               e Vigano (2013) realçam o problema do uso inconsistente da criptografia de
               dados pelos profissionais para garantir a segurança dos dados do cliente.
               Neste sentido e a este respeito, é fundamental investir em literacia digital
               tanto de clientes como dos profissionais, de forma a garantir práticas e uso
               das tecnologias que protejam os dados de vida dos clientes (notas, dados de
               avaliação, registo de atividades) e não permitam divulgações e uso indevido
               das mesmas (Kettunen et al., 2015a).
                 Por último, um desafio importante, é a consideração de populações mais
               desfavorecidas que podem não ter acesso às tecnologias, ou a condições de
               uso eficaz das mesmas (ex. rede de internet), ficando excluídas das respos-
               tas de intervenção que recorrem a estes meios (Bimrose et al., 2011; Hooley,
               2012). Embora a exclusão digital seja atualmente um problema menor, do
               que no passado, ela ainda persiste e requer atenção (Kettunen & Sampson,
               2018).
                 Como forma de colmatar estas ameaças poderá ser importante promo-
               ver a literacia digital das populações, investir em iniciativas de educação
               para a carreira que promovam a prontidão de carreira das pessoas, atender
               e desenvolver códigos de conduta ética que regulem a competência dos
               técnicos e o uso das tecnologias nas intervenções, bem como, promover
               oportunidades de supervisão, intervisão, formação e certificação dos pro-
               fissionais de desenvolvimento de carreira .

               RECOMENDAÇÕES
               Com base no exposto anteriormente, e como forma de lidar com os desa-
               fios que as tecnologias colocam às intervenções, na literatura são indicadas
               algumas recomendações nas quais se responsabiliza e confere um papel
               ativo aos profissionais de apoio a Gestão Pessoal de Carreira (Sampson et
               al., 2019). Estes profissionais devem assumir responsabilidade e participa-
               ção no desenvolvimento tecnológico e, simultaneamente, investir em com-
               petências de intervenção de carreira. No mesmo sentido, deverão evitar





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