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A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE CARREIRA
até o ano 2030, e que programas de aconselhamento de carreira altamente
qualificados (“divinos”) estivessem disponíveis até o ano de 2050.
Apesar de ainda faltarem alguns anos para podermos verificar a previsão
de Tinsley (2000), podemos constatar que nos últimos anos, mais do que
investir no desenvolvimento de programas computorizados de aconselha-
mento de carreira, a preocupação da Ciência a este respeito, assenta na
garantia de um uso eficaz das Tecnologias de Informação e Comunicação
nas intervenções de carreira (Sampson et al., 2019; Kettunen & Sampson,
2019; Kettunen & Makela, 2018).
As vantagens da transformação digital para as intervenções de carreira
são indiscutíveis: melhorou substancialmente o acesso a avaliações e infor-
mações, reduziram os custos de desenvolvimento e tornaram viável a in-
tervenção do profissional a distância. Mas para que isto seja feito com pro-
veito das pessoas é necessária a intervenção da ciência e de profissionais
qualificados.
Como tal, de seguida iremos abordar o tipo de respostas que a inova-
ção tecnológica permitiu às intervenções de carreira, bem como, o que a
Ciência diz acerca da eficácia e benefícios, mas também, cuidados que as
tecnologias colocam às intervenções que pretendem apoiar os indivíduos
na gestão agêntica da sua carreira.
TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA E INTERVENÇÃO DE CARREIRA
RESPOSTAS
As tecnologias permitiram um conjunto de respostas diversificadas às in-
tervenções de Carreira.
A literatura identifica três finalidades distintas: dar informação, propor-
cionar uma interação automatizada e proporcionar um canal de comuni-
cação (Turcotte & Goyer, 2018; Harzallah et al., 2002; Maxwell & Angehrn,
2008). Na primeira finalidade, dar informação, inclui-se por exemplo as
plataformas de organização de informação sobre cursos e profissões, opor-
tunidades de voluntariado, lazer ou sistemas de apoio social e à família. A
segunda finalidade, proporcionar uma interação automatizada, inclui por
exemplo, plataformas e aplicativos com ferramentas de avaliação, de cor-
respondência e reflexivas ou jogos de simulação e realidade virtual que per-
mitem treino de competências de carreira. Por último, a terceira finalidade,
proporcionar um canal de comunicação, incluí as ferramentas que facilitam
a comunicação e a interação entre as pessoas como o telefone, videocon-
ferência ou o email. Podem favorecer o acesso ao apoio de profissionais de
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