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13. O Recrutamento no Portugal Democrático

               tornando  igualmente  o  ambiente  visualmente  mais  apelativo  e  intuitivo  e  a
               inserção de dados mais fácil e rápida. concretizou a implementação da figura
               do  tutor  militar,  o  qual  desde  o  contato  inicial  do  cidadão  com  o  Exército  é
               responsavel por efetuar o acompanhamento do candidato até ao momento da
               incorporação.
                                                    Paralelamente, o Exército vem desen-
                                              volvendo  uma  identidade  visual  que  clara-
                                              mente o identifica e diferencia, no quadro do
                                              que habitualmente se designa por “marca do
                                              empregador” (employer branding).

                                                    Na  sua  essência,  a  marca  do
                                              empregador  estabelece  a  identidade  da
               entidade  empregadora,  englobando  os  seus  valores,  sistemas,  políticas  e
               comportamentos relativamente à atração, motivação e retenção dos candidatos
               e colaboradores .
                             92
                     Toda  a  estrutura  visual  (símbolo,  tipografia,  logótipos,  cores),  foi
               desenhada para possibilitar uma correta orientação e aplicação em todos os
               produtos de comunicação do Exército. Neste âmbito tem-se revelado importante
               a padronização do uso destes elementos, de forma a consolidar a identidade
               da marca Exército e garantir a uniformização do processo comunicativo, com
               a finalidade de preservar e fortalecer a imagem do Exército e com o intuito de
               potenciar uma maior aproximação à população em geral e aos mais jovens em
               particular.



                     conclusões
                     A  metodologia  de  abordagem  deste  tema,  que  comporta  45  anos  da
               história contemporânea do Portugal democrático, das suas Forças Armadas e
               do Exército em particular, com o enfoque naturalmente no recrutamento militar
               normal, foi estruturada de forma a sustentar a análise efetuada na produção
               legislativa  e  normativa  relevante  nesta  matéria.  Desde  logo  nos  deparamos
               com a necessidade de identificar o enquadramento legislativo e organizacional
               existente em 25 de abril de 1974, considerando nomeadamente o facto de que
               o sistema de conscrição se iria manter como a principal fonte de efetivos no
               Exército até 1992, data em que se procura valorizar a prestação de serviço militar


               92  RIJO et al., 2018, p. 90.
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