Page 562 - recrutamento
P. 562
RecRutamento no exéRcito PoRtuguês – do condado Portucalense ao século xxi
• Da sistematização num Plano Anual de Divulgação do Serviço Militar
(PADSM), de todas as ações a desenvolver pelas UEO pertencentes à
RDSM.
• Da concentração, na RR/DARH, de um conjunto de recursos humanos
com competências técnicas, em marketing digital, em comunicação
nas redes sociais e em design.
Neste âmbito, importa sublinhar que para se garantir o sucesso nas redes
sociais online (RSO) é indispensável dispor de uma equipa de RSO competente,
que inclua utilizadores da internet da atual geração. Essa gestão das RSO deve
de ser contínua, com constante acompanhamento dos resultados e análise de
métricas, exigindo aos gestores das RSO competências no domínio da seleção
e produção de imagens, escrita, atendimento ao público, compreensão dos
motores de busca e dos mecanismos de marketing .
87
Paralelamente, o conhecimento das características da geração com a
qual se pretende comunicar é fator decisivo, tanto mais que a atual, a geração
Z (os nascidos a partir de 1995), possui características muito especificas. São
conhecidos como a geração mais tecnológica e conectada de todos os tempos.
Nunca viveram num mundo sem Internet.
Os membros desta geração apresentam novas formas de se relacionar,
novos interesses e formas de escolher os produtos. Os estudos revelam que
as novas tecnologias e os novos formatos de comunicação exercem uma
influência significativa nas atitudes dos jovens desta geração. É neste contexto
que surge em 2016 a primeira publicação do Exército no Facebook e em 2017
88
no Instagram , direcionadas para o recrutamento militar.
89
87 RIJO et. Al., 2018, p. 101.
88 Link: https://www.facebook.com/ExercitoRecrutamento/posts/1561292967521178:0
89 Link https://www.instagram.com/p/BRtPfSzBWbi/
550