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solução para que o instruendo as ultrapasse e fi- A par com os conteúdos teóricos programáti-
que ao nível dos restantes. Para o efeito, exige-se cos do tiro militar e outros que se interligam, deve
uma proximidade física do instrutor de tiro militar exigir-se da parte do instrutor uma execução téc-
com o instruendo, não faz sentido a imagem do nica de excelência. O instrutor é o exemplo para
instrutor de tiro do passado, em que este assu- os seus instruendos e estes devem ver na per-
mia uma postura vertical à retaguarda da linha formance das suas demonstrações aquilo que se
de tiro, muitas das vezes sem arma e munido de pretende que executem e interiorizem. O instru-
um apito. Há semelhança do professor de nata- tor deve preocupar-se em treinar os pormenores,
ção que salta para dentro de água para corrigir o pois só dessa forma atingirá a excelência e terá
nadador, auxiliando a sua flutuabilidade, também a capacidade para demonstrar de forma perfei-
neste âmbito se exige que o instrutor de tiro atual ta. Ouvir o instrutor alertar para um determinado
se movimente junto da linha, se aproxime e toque aspeto e no minuto seguinte executá-lo tem um
no instruendo por forma a corrigir a empunha- duplo efeito: em primeiro lugar o instruendo vê
dura ou a posição corporal. O instrutor tem que o exemplo de como fazer bem e em segundo lu-
ser mais um elemento da equipa e só com uma gar, tem um efeito motivador no instruendo, pois
atitude pedagógica e um contacto próximo com o este vê que a tarefa é exequível e vai esforçar-se
instruendo conseguirá a cumplicidade necessá- para a reproduzir. Um instrutor com um bom nível
ria para atingir o fim. técnico e graciosidade na execução, causa admi-
ração nos seus instruendos e no seu íntimo, estes
O
6. Nível de execução técnica
vão querer ser como ele. Posto isto, facilmente se
«Nós somos aquilo que fazemos repetidamen- compreende que o instrutor deve treinar repeti-
te. Excelência, então, não é um modo de agir, damente não para fazer bem, mas sim, para fazer
mas um hábito.» excelente.
(Aristóteles)