Page 68 -
P. 68
SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA
Na verdade, os dados e o conhecimento são, hoje em dia, considerados
o novo combustível para conduzir as nossas organizações. Na BI4ALL ten-
tamos extrair valor de todos os dados e informação que se encontram ao
dispor das organizações, valor este que ajude as organizações a conduzirem
o seu dia-a-dia de forma mais assertiva, informada e sustentada.
Mas como é que o fazemos? Somos uma empresa especializada nesta
área de atuação, tendo os pilares tecnológicos da Transformação Digital,
como o Analytics, o Big Data e a Inteligência Artificial de que hoje vos vou
falar um pouco mais, como a base para toda a nossa oferta diferenciada.
Contamos com mais de 250 colaboradores especializados nesta área, mais
concretamente 304, já possuímos mais de 15 anos de experiência a entre-
gar projetos nestas áreas. Mais de 100 clientes internacionais e nacionais
e projetos nos diferentes setores e áreas de atuação, inclusive áreas dos
recursos humanos, gestão de carreira e recrutamento.
Deixo a referência a alguns dos nossos clientes, desde clientes nacionais,
e que estão no Porto onde o seminário decorreu, como a Universidade do
Porto, Farfetch ou a Lipor, a outros clientes nacionais como a TAP, Univer-
sidade de Aveiro ou Caixa Agrícola, sem esquecer os internacionais, como
a Johnson & Johnson, que deve ser conhecida neste momento por muitas
pessoas, por causa das vacinas para o Covid-19.
Mas não vos quero maçar mais com esta introdução sobre o porquê de
estar a abordar estes temas e onde conseguimos a experiência para nos
considerarmos especialistas nestas áreas, por isso vamos avançar para os
tópicos que quero partilhar convosco.
Vamos então começar por um dos pontos mais importantes se não o
mais importante, quando começamos a avançar para projetos nestas áreas
de atuação. Para conseguirmos inserir estas tecnologias nas nossas orga-
nizações e permitir que os mesmos geram valor, o primeiro passo não é
somente contratar uma empresa como a BI4ALL para vos ajudar. Sem dúvi-
da que empresas especializadas trazem consigo todo o conhecimento tec-
nológico, mas o principal pilar para que estes projetos tenham sucesso são
as pessoas que já residem na organização. E, a primeira coisa que devemos
fazer, é dotar as organizações de Literacia Digital sobre estas áreas tecno-
lógicas.
E é por aqui que vamos começar, partilhando convosco alguns conhe-
cimentos e conceitos sobre estas áreas. Escolhi quatro conceitos (Figura
2) que estão relacionados com os temas do seminário e que já foram par-
tilhados nalgumas das apresentações anteriores, mas que são importantes
percebermos.
68