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AS NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRA





               para a casa “b”.
                 Em suma, tratava-se de Inteligência Artificial sem machine learning. O
               Deep Blue ganhou vários jogos ao Garry Kasparov não por originalidade nas
               jogadas, mas por força bruta, ou seja, capacidade de processamento. Quer
               dizer que o Deep Blue tinha mais capacidade e rapidez para processar e
               analisar os milhões de jogadas e opções possíveis que tinha armazenadas e
               programadas, num determinado período de tempo quando comparado com
               um humano. Uma das vitórias do Gary Kasparov demonstra a limitação da
               Inteligência Artificial sem Machine Learning, porque ao fazer uma jogada
               que o Deep Blue não tinha nas suas regras de programção, por não estar
               armazenada  na  sua  memória,  o  computador  não  soube  o  que  fazer,  não
               conseguindo identificar a sua próxima jogada, perdendo o jogo.
                 Mais recentemente, apareceu um novo algoritmo de Inteligência Arti-
               ficial com machine learning, denominado de Alpha Zero, que também joga
               xadrez, mas onde ninguém lhe introduziu jogadas, combinações ou estraté-
               gia pré-definidas baseadas na experiência humana. Os seus programadores
               introduziram-lhe as regras do xadrez, o objetivo do jogo, como é que as pe-
               ças se movem, o que é possível de fazer e o que é legal, ou não, ao nível das
               regras do xadrez. Além disso, deram indicações claras ao algoritmo para
               maximizar a cada jogada a probabilidade de ganhar e colocaram o algoritmo
               a jogar\treinar contra si próprio durante quatro horas.  Até ao momento do
               seminário, e em que escrevo este texto, ainda nenhuma pessoa no mundo
               ganhou ao Alpha Zero e os seus programadores não sabem sequer explicar
               as táticas e jogadas utilizadas pelo Alpha Zero, as mesmas podem ser con-
               sideradas originais.
                 Um facto interessante sobre o Alpha Zero, Garry Kasparov afirma que o
               algoritmo faz coisas que nenhum de nós faria ao jogar xadrez. Por exemplo,
               e para quem joga xadrez, é normal evitarmos ao máximo abdicar da Rainha,
               mas para o Alpha Zero, na maior parte das vezes, na terceira ou quarta joga-
               da, era normal abdicar da Rainha.
                 Garry Kasparov, depois de ver e analisar vários jogos do Alpha Zero as-
               severou que este algoritmo mudou o paradigma e a realidade do xadrez. E
               que ao analisar a forma de jogo do Alpha Zero os grão-mestres do xadrez
               aprenderam novas formas de jogar. Mas ninguém sabe explicar o porquê do
               Alpha Zero usar estas táticas e jogadas.
                 A diferença entre inteligência artificial com machine learning e sem ma-
               chine learning é elucidada pelas diferentes abordagens do Deep Blue e do
               Alpha Zero.
                 Para percebermos melhor o conceito de deep learning ou redes neuro-






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