Page 73 -
P. 73
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRA
para a casa “b”.
Em suma, tratava-se de Inteligência Artificial sem machine learning. O
Deep Blue ganhou vários jogos ao Garry Kasparov não por originalidade nas
jogadas, mas por força bruta, ou seja, capacidade de processamento. Quer
dizer que o Deep Blue tinha mais capacidade e rapidez para processar e
analisar os milhões de jogadas e opções possíveis que tinha armazenadas e
programadas, num determinado período de tempo quando comparado com
um humano. Uma das vitórias do Gary Kasparov demonstra a limitação da
Inteligência Artificial sem Machine Learning, porque ao fazer uma jogada
que o Deep Blue não tinha nas suas regras de programção, por não estar
armazenada na sua memória, o computador não soube o que fazer, não
conseguindo identificar a sua próxima jogada, perdendo o jogo.
Mais recentemente, apareceu um novo algoritmo de Inteligência Arti-
ficial com machine learning, denominado de Alpha Zero, que também joga
xadrez, mas onde ninguém lhe introduziu jogadas, combinações ou estraté-
gia pré-definidas baseadas na experiência humana. Os seus programadores
introduziram-lhe as regras do xadrez, o objetivo do jogo, como é que as pe-
ças se movem, o que é possível de fazer e o que é legal, ou não, ao nível das
regras do xadrez. Além disso, deram indicações claras ao algoritmo para
maximizar a cada jogada a probabilidade de ganhar e colocaram o algoritmo
a jogar\treinar contra si próprio durante quatro horas. Até ao momento do
seminário, e em que escrevo este texto, ainda nenhuma pessoa no mundo
ganhou ao Alpha Zero e os seus programadores não sabem sequer explicar
as táticas e jogadas utilizadas pelo Alpha Zero, as mesmas podem ser con-
sideradas originais.
Um facto interessante sobre o Alpha Zero, Garry Kasparov afirma que o
algoritmo faz coisas que nenhum de nós faria ao jogar xadrez. Por exemplo,
e para quem joga xadrez, é normal evitarmos ao máximo abdicar da Rainha,
mas para o Alpha Zero, na maior parte das vezes, na terceira ou quarta joga-
da, era normal abdicar da Rainha.
Garry Kasparov, depois de ver e analisar vários jogos do Alpha Zero as-
severou que este algoritmo mudou o paradigma e a realidade do xadrez. E
que ao analisar a forma de jogo do Alpha Zero os grão-mestres do xadrez
aprenderam novas formas de jogar. Mas ninguém sabe explicar o porquê do
Alpha Zero usar estas táticas e jogadas.
A diferença entre inteligência artificial com machine learning e sem ma-
chine learning é elucidada pelas diferentes abordagens do Deep Blue e do
Alpha Zero.
Para percebermos melhor o conceito de deep learning ou redes neuro-
73