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GESTÃO DE CARREIRA: PERSPETIVAS FUTURAS PARA O EXÉRCITO PORTUGUÊS
bilidades, os desafios e os riscos que lhe são inerentes, definindo os objeti-
vos e as metas a alcançar.
A quarta fase, identificação das medidas de atuação, consiste na defini-
ção do como. O militar e o gestor de carreira procuram identificar a melhor
forma de atingir os objetivos traçados, levantando as ações a realizar, bem
como a forma como as vão operacionalizar, tendo a cadeia de comando um
papel fundamental nesta fase.
A quinta fase consiste na elaboração do plano de carreira. O gestor de
carreira coloca no papel as medidas de atuação identificadas para atingir os
objetivos, bem como a forma como vão acontecer, onde vão acontecer, quem
tem a responsabilidade de as fazer acontecer e os recursos associados.
A sexta e última fase do processo, que acontece na unidade de coloca-
ção do militar, consiste na execução do Plano. Nesta fase é necessário fazer
acontecer. Além de fazer acontecer, é necessário monitorizar no sentido de
identificar eventuais desvios e constrangimentos.
De seguida e também de forma sintética, podendo desenvolver mais no
período de debate, proponho-me explicar como se pretende que o proces-
so aconteça, referindo, que embora o modelo se aplique a todos os milita-
res, a operacionalização, designadamente no que se refere aos tempos de
intervenção e aos locais onde acontecem, terá abordagens distintas para os
militares com carreira de curta duração e os de longa duração.
Para os militares em regime contrato, o processo inicia-se de forma vo-
luntária e com a inscrição numa plataforma. Após o registo, a repartição
de gestão de carreira contacta a unidade do militar para concluir sobre a
pertinência da inscrição. Caso se conclua pela positiva é atribuído um ges-
tor de carreira e agendado o início do processo. Processo que decorre nos
Gabinetes de Classificação e Seleção, pretendendo-se que o Gabinete de
Coimbra seja permanente. Serão vinte um gestores, sete em cada gabinete.
Nas quatro primeiras fa-
ses do processo, em que
algumas sessões se podem
realizar virtualmente, são
reunidos dados que permi-
tam elaborar um plano de
carreira. Este plano é sub-
metido pelo gestor de car-
reira à direção, que o valida
e efetua as coordenações
necessárias para a sua exe-
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