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UMA VISÃO HOLÍSTICA DA GESTÃO DE CARREIRAS




               adequadamente a diversidade de novas necessidades e exigências com que
               se irão deparar no decorrer das suas vidas e das suas carreiras. Torna-se,
               por isso, de crucial importância o investimento, por parte das organizações,
               em processos, estratégias e atividades de gestão de carreira, que apoiem
               cada colaborador no desenho, construção, desenvolvimento e implemen-
               tação dos seus projetos de vida e de carreira.



               MODELOS, ATIVIDADES E PROCESSOS DE APOIO À GESTÃO (PESSOAL)
               DE CARREIRA

               Apoiar o desenvolvimento de planos de carreira nas circunstâncias atuais
               implica o domínio de um conjunto de modelos, processos, estratégias e ati-
               vidades de gestão (pessoal e organizacional) de carreira. Nos últimos anos
               multiplicaram-se as teorias e modelos que visam dar um enquadramento à
               atuação de profissionais e técnicos neste âmbito. Por um lado, destacam-
               -se teorias e abordagens mais gerais (e.g., Teoria dos Sistemas de Patton
               & McMahon & Watson, 2006; a Abordagem Ecológica de Conyne & Cook,
               2004; a Teoria do Caos de Bright & Pryor, 2011), com aplicação aos processos
               de gestão de carreira, que apresentam visões meta-teóricas e pragmáticas,
               considerando a multiplicidade de variáveis, em constante interação, que
               influenciam o comportamento humano (e.g., fatores biológicos, ambientais,
               socioculturais). Por outro lado, salientam-se os modelos de raiz vocacional
               (e.g., Modelo de Gestão de Carreira de Greenhaus, Callanan & Godschalk,
               2010; Modelo Caleidoscópico de Carreira de Mainiero & Sullivan, 2006), que
               incidem num conjunto de processos e conteúdos que favorecem a tomada
               de decisão e a resolução de problemas na construção e gestão de projetos
               de vida e de carreira, quando aplicados de forma cíclica, sistemática e in-
               tencional, e tendo em vista a promoção do bem-estar dos indivíduos e das
               sociedades, num mundo em constante mudança.
               Uma análise das várias teorias, abordagens e modelos possibilita a identifi-
               cação de tendências comuns e específicas a considerar aquando do apoio
               aos processos de gestão de carreira:

               (i)   Identidade: conhecimento de si próprio, isto é, características de per-
                   sonalidade, forças de caráter, interesses, competências, valores de vida,
                   crenças e atitudes face ao trabalho. Trabalhar estas diferentes dimen-
                   sões permite desenvolver um sentido mais esclarecido de si e, simul-
                   taneamente, aumentar os níveis de autoestima e perceção de utilidade
                   para a sociedade;






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