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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA
(ii) Oportunidade: estar apto a procurar e usar informação de carreira rele-
vante e que vai encontro das necessidades de cada um. Tomar bem uma
decisão de carreira implica conhecer, de forma aprofundada, a infor-
mação disponível acerca das diversas oportunidades de carreira exis-
tentes. A exploração das diferentes opções possibilita determinar o po-
tencial de cada opção em ir ao encontro da sua identidade vocacional;
(iii) Adaptação: a tomada de decisão resulta da conjugação da informação so-
bre si e da informação disponível sobre as várias opções de carreira, ten-
do em conta os níveis de risco, bem como as probabilidades antecipadas
de sucesso e graus de satisfação associados a cada decisão. O delinea-
mento e implementação de planos de ação visa ajudar a adquirir controlo
sobre a carreira através da conversão das aspirações em resultados;
(iv) Dimensionalidade: em termos temporais importa apoiar a pessoa a
rever o passado, compreender o presente e preparar o futuro da sua
carreira, de forma cíclica ao longo da vida. Em termos espaciais, os di-
ferentes sistemas e contextos em que a pessoa se insere devem ser
considerados, dado que possuem fronteiras permeáveis entre si e, nes-
se sentido, influenciam-se mutuamente, afetando o estilo de vida que
se deseja alcançar;
(v) Acaso, imprevisibilidade e instabilidade: consciencialização de que a
imprevisibilidade, a instabilidade e ambiguidade são, cada vez mais, a
norma nas carreiras contemporâneas, devido à dificuldade em predizer
e controlar o que acontece no mundo do trabalho;
(vi) Agência e comunhão: A agência caracteriza-se pela autonomia, inde-
pendência, iniciativa e adaptação, implicando que as pessoas assumam
a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento. A comunhão ca-
racteriza-se pelas conexões, relações, utilidade, tolerância e confiança
e implica que as pessoas encontrem formas de trabalhar, umas com as
outras, tendo em vista o bem comum. Assim, a agência imprime dire-
ção e motivação ao comportamento de carreira, ajudando a criar visão
e a desenvolver objetivos de longo prazo, enquanto a comunhão pro-
porciona uma plataforma de apoio mútuo e de aprendizagem coletiva
através da qual se podem prosseguir visões partilhadas (Bakan, 1966;
Marshall, 1898).
Estas dimensões quando tidas em consideração de forma sistemática e re-
cursiva, e integradas num plano de gestão de carreira, aumentam a pro-
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