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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA




                              avaliação e seleção deverão valorizar as trajetórias que
                              mais se assemelham ao modelo.
                                Os percursos dos Oficiais e Sargentos dividem-se em
                              duas fases, correspondendo a primeira, aos primeiros
                              dois postos de cada categoria e a segunda, aos restantes.
                              Ao fazer a transição, os militares adquirem uma nova es-
                              pecialidade em áreas como operações, estatística ou re-
                              cursos humanos sem perder a especialidade de origem.
                              Na categoria de Praças, a transição está condicionada ao
                              tipo de vínculo.
                                Como desafios, o Exército de Terra identificou, entre
                              outros, a mobilidade geográfica, a disponibilidade, ligada
                              à necessidade de apoio social, e a gestão do talento dos
                              que não são promovidos.
                                O Engenheiro João Santos trouxe-nos o exemplo da
                              Gestão de Carreira na SONAE MC.
                                A gestão de carreira na SONAE MC tem o seu foco na
                              gestão do talento, cada vez mais estratégica para as or-
                              ganizações. O ciclo de gestão de talento tem a montante
                              a identificação de gaps de competências de 3 a 5 anos, e
                              assenta em três elementos chave: avaliar, desenvolver e
                              promover ou evoluir.
                                A avaliação permite agrupar os colaboradores de acor-
                              do com o seu potencial e desempenho. O grupo designa-
                              do por top talent  constitui cerca de 20% do total dos
                              colaboradores. Por serem os que dão maior contributo
                              para a criação de valor, e tendo em vista a sua ascen-
                              são aos cargos de maior responsabilidade, são sujeitos a
                              planos de desenvolvimento de competências planeados
                              pela empresa.
                                O  elemento  desenvolver  identifica  as  competências
                              chave  que  os  colaboradores  devem  possuir,  presentes
                              e futuras, e auxilia a organização a definir formatos de
                              aprendizagem, tais como a formação formal, as iniciativas
                              on the job e a interação direta com colegas e mentores.
                                O elemento promover ou evoluir assenta na neces-
                              sidade de definir percursos de carreira para permitir a
                              mobilidade, seja ela horizontal, vertical ou de enriqueci-
                              mento funcional. A mobilidade constante é essencial para






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