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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA
consigam estabelecer padrões, tendências e correlações que permitam
depois disponibilizar informação útil para os recrutadores.
Existem empresas que através da conjugação destes diferentes concei-
tos e técnicas conseguiram aumentar o sucesso do seu recrutamento entre
20 a 70%. No entanto, este resultado não é somente por terem inserido a
Inteligência Artificial nos seus processos, mas sim e como já referenciei,
porque existiu um trabalho conjunto de diferentes pessoas na organização.
Trata-se de um trabalho muito direto de pessoas técnicas da área de Inteli-
gência Artificial com psicólogos, profissionais de RH e com profissionais da
organização com um objetivo bem definido, desde o início do trabalho em
conjunto. Em que consistiu o seu trabalho? Resumidamente, analisaram as
pessoas que definiram como high potencials na organização, ou seja, quem
definiram como tendo alto potencial e desempenho na organização, reali-
zaram os mesmos jogos que posteriormente irão usar para o processo de
recrutamento. Recolhem tudo o que acontece durante esses jogos. Como
mexem o rato, os segundos que demoram a ir para um dado local, entre mi-
lhares de outros pontos de informação. A Inteligência Artificial correlaciona
toda esta informação, com a informação recolhida dos jogos realizados pe-
los candidatos identificando padrões e comportamentos que indiquem que
um dado candidato, poderá vir a ser um high potential caso seja contratado,
pois, o seu comportamento, correlaciona-se com o comportamento de high
potentials, que já são colaboradores da organização. É importante perceber
que estes algoritmos identificam potenciais candidatos que poderão vir a
ter sucesso, caso contratados, e não é uma certeza de sucesso. É sim mais
uma ajuda para nos mostrar diferentes perspetivas e dar-nos mais pontos
de decisão.
Mas além do recrutamento a Inteligência Artificial é também cada
vez mais, usada para ajudar nas abordagens centradas no colaborador
(employee centric).
Quando nestas abordagens queremos que o ciclo de vida de cada empre-
gado seja diferenciado e feito à medida para cada um dos nossos colabora-
dores, em empresas com milhares de colaboradores, a importância destes
algoritmos é cada vez maior no apoio em áreas como a motivação, retenção
e geração de valor pelos colaboradores. Muitas vezes estes algoritmos per-
mitem perceber qual será a melhor função para um dado colaborador, onde
é que a organização obterá mais valor com o colaborador, alertar para o
desalinhamento da função com o potencial, sugerir alterações de nível de
carreira, tanto a nível vertical como horizontal, identificar pontos de moti-
vação e desmotivação. Com esta análise as equipas podem atuar muitas ve-
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