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SEMINÁRIO GESTÃO DE CARREIRA




               consigam  estabelecer  padrões,  tendências  e  correlações  que  permitam
               depois disponibilizar informação útil para os recrutadores.
                 Existem empresas que através da conjugação destes diferentes concei-
               tos e técnicas conseguiram aumentar o sucesso do seu recrutamento entre
               20 a 70%. No entanto, este resultado não é somente por terem inserido a
               Inteligência Artificial nos seus processos, mas sim e como já referenciei,
               porque existiu um trabalho conjunto de diferentes pessoas na organização.
               Trata-se de um trabalho muito direto de pessoas técnicas da área de Inteli-
               gência Artificial com psicólogos, profissionais de RH e com profissionais da
               organização com um objetivo bem definido, desde o início do trabalho em
               conjunto. Em que consistiu o seu trabalho? Resumidamente, analisaram as
               pessoas que definiram como high potencials na organização, ou seja, quem
               definiram como tendo alto potencial e desempenho na organização, reali-
               zaram os mesmos jogos que posteriormente irão usar para o processo de
               recrutamento. Recolhem tudo o que acontece durante esses jogos. Como
               mexem o rato, os segundos que demoram a ir para um dado local, entre mi-
               lhares de outros pontos de informação. A Inteligência Artificial correlaciona
               toda esta informação, com a informação recolhida dos jogos realizados pe-
               los candidatos identificando padrões e comportamentos que indiquem que
               um dado candidato, poderá vir a ser um high potential caso seja contratado,
               pois, o seu comportamento, correlaciona-se com o comportamento de high
               potentials, que já são colaboradores da organização. É importante perceber
               que estes algoritmos identificam potenciais candidatos que poderão vir a
               ter sucesso, caso contratados, e não é uma certeza de sucesso. É sim mais
               uma ajuda para nos mostrar diferentes perspetivas e dar-nos mais pontos
               de decisão.
                 Mas além do recrutamento a Inteligência Artificial é também cada
               vez mais, usada para ajudar nas abordagens centradas no colaborador
               (employee centric).
                 Quando nestas abordagens queremos que o ciclo de vida de cada empre-
               gado seja diferenciado e feito à medida para cada um dos nossos colabora-
               dores, em empresas com milhares de colaboradores, a importância destes
               algoritmos é cada vez maior no apoio em áreas como a motivação, retenção
               e geração de valor pelos colaboradores. Muitas vezes estes algoritmos per-
               mitem perceber qual será a melhor função para um dado colaborador, onde
               é que a organização obterá mais valor com o colaborador, alertar para o
               desalinhamento da função com o potencial, sugerir alterações de nível de
               carreira, tanto a nível vertical como horizontal, identificar pontos de moti-
               vação e desmotivação. Com esta análise as equipas podem atuar muitas ve-






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