Page 81 -
P. 81

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRA





               zes pessoa a pessoa mesmo, em organizações de larga escala, aumentando
               a motivação e a retenção dos seus colaboradores.
                 É importante perceber que, muitas vezes, estes algoritmos são o apoio
               para as nossas equipas, alertando-as e sugerindo ações que sem este apoio,
               em universos tão grandes, seriam impossíveis de detetar, e não são estes
               sistemas que vão atuar diretamente tomando as ações e decisões sobre es-
               tes temas.
                 Para terminar, e se me perguntassem qual é a mais valia da Inteligência
               Artificial atualmente, tanto na gestão de carreira, como a nível global?
                 A minha mensagem final, que eu gostaria que retessem como resposta a
               esta pergunta, é que neste momento a Inteligência Artificial, mais que to-
               mar decisões por nós utilizando todo o poder computacional que tem à sua
               disposição,  tem como grande vantagem a capacidade de nos mostrar dife-
               rentes realidades que o cérebro humano não consegue alcançar, seja pela
               limitação do seu poder de processamento, ou pelo enviesamento humano
               que advém das nossas vivências e perceções. Com a Inteligência Artificial
               conseguimos colocar outras realidades ao lado da nossa realidade, diferen-
               tes perspetivas para o mesmo problema e, conjugando-as, obter um cami-
               nho mais preciso para os resolver. Este deve ser o ponto de entrada para a
               utilização da Inteligência Artificial nas nossas organizações, não somente
               ao nível dos Recursos Humanos, mas de forma transversal.



































                                             81
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86