Page 81 -
P. 81
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRA
zes pessoa a pessoa mesmo, em organizações de larga escala, aumentando
a motivação e a retenção dos seus colaboradores.
É importante perceber que, muitas vezes, estes algoritmos são o apoio
para as nossas equipas, alertando-as e sugerindo ações que sem este apoio,
em universos tão grandes, seriam impossíveis de detetar, e não são estes
sistemas que vão atuar diretamente tomando as ações e decisões sobre es-
tes temas.
Para terminar, e se me perguntassem qual é a mais valia da Inteligência
Artificial atualmente, tanto na gestão de carreira, como a nível global?
A minha mensagem final, que eu gostaria que retessem como resposta a
esta pergunta, é que neste momento a Inteligência Artificial, mais que to-
mar decisões por nós utilizando todo o poder computacional que tem à sua
disposição, tem como grande vantagem a capacidade de nos mostrar dife-
rentes realidades que o cérebro humano não consegue alcançar, seja pela
limitação do seu poder de processamento, ou pelo enviesamento humano
que advém das nossas vivências e perceções. Com a Inteligência Artificial
conseguimos colocar outras realidades ao lado da nossa realidade, diferen-
tes perspetivas para o mesmo problema e, conjugando-as, obter um cami-
nho mais preciso para os resolver. Este deve ser o ponto de entrada para a
utilização da Inteligência Artificial nas nossas organizações, não somente
ao nível dos Recursos Humanos, mas de forma transversal.
81