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AS NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRA





               um processo de digitalização e depois utilizar algoritmos que vão extrair
               toda a informação relevante e muitas vezes descobrir informação relevante
               que nos passaria despercebida.
                 Se pensarmos nas competências que uma pessoa coloca no CV, quando
               estamos a analisar uma grande quantidade de CV’s para triagem curricular
               é normal que exista uma leitura na diagonal dos mesmos e vamos procurar
               competências na secção específica para competências. E muitas vezes exis-
               tem competências que seriam importantes para nós, mas que se encontram
               descritas em outras partes do CV e, na nossa leitura, vamos deixar passar
               esta informação. No entanto, quando estamos a utilizar estes algoritmos,
               os mesmos têm a capacidade de transformar todo o CV em texto pesquisá-
               vel, inclusive extrair esta informações escondidas e alertar os recrutadores
               para elas, permitindo na verdade os mesmos ver uma realidade diferente
               sobre o mesmo universo de CV’s.
                 Todas estas capacidades colocam nas mão dos recrutadores e das or-
               ganizações um enorme potencial analítico e de decisão, mas não devemos
               ficar só por aqui. Se pensarmos nas vídeo-entrevistas, onde vamos conse-
               guir passar para texto pesquisável o que o entrevistado disse, retirar com-
               petências e experiência e apresentar, de forma resumida, aos recrutadores
               de uma entrevista por voz e ainda conseguir analisar as reações que o en-
               trevistado está a ter a cada questão, o potencial é enorme. Podemos ainda
               cruzar esta informação com as notas dos entrevistadores e psicólogos que
               fazem a análise das entrevistas, juntar informação de testes psicotécnicos
               e correlacionar todos estes pontos de informação, permitindo encontrar
               padrões e informações que estariam escondidas e não seriam previsíveis
               para a nossa realidade, sem o apoio da Inteligência Artificial.
                 Gamification, um conceito que tem cada vez mais aparecido ligado a dife-
               rentes áreas dos Recursos Humanos, pode ser utilizado como mais uma fonte
               de informação para os algoritmos de Inteligência Artificial. Existe uma em-
               presa nos Estados Unidos pioneira nesta área que utiliza este conceito para
               acelerar o recrutamento e ter melhores resultados na contratação.
                 Mas o que é o conceito de Gamification? De forma simplista é utilizar o
               conceito de jogos, para contextos que não sejam jogos, para obter informa-
               ção de como dadas pessoas reagem a dados estímulos. Podemos usar, por
               exemplo, este conceito para realizar testes psicotécnicos ou outras fases
               do processo de recrutamento recolher resultados e analisar os candida-
               tos por estas informações. Nestas abordagens, muitas vezes, o importante
               não é recolher o resultado final de cada jogo, mas sim todas as ações e
               movimentos que um dado utilizador realiza de forma a que os algoritmos






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