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CONCLUSÕES





                 No  final  de  cada  painel  seguiu-se  um  período  para
               questões, do qual se destacam as seguintes:
                 Sobre o melhor modelo de gestão de carreira do Exér-
               cito, foi apontado um modelo que siga as fases do autoco-
               nhecimento, identificação de oportunidades e definição
               de medidas de atuação em função das metas traçadas.
                 Sobre a melhor forma de aumentar a retenção, é ne-
               cessário identificar os motivos que levam ao elevado turn
               over e posteriormente atuar nas suas causas. Atualmen-
               te, os principais motivos estão relacionados com ques-
               tões monetárias e de equilíbrio entre a vida pessoal e o
               trabalho.
                 Relativamente  à  utilização  de  Inteligência  Artificial
               na gestão de carreira, esta pode ser inserida no ciclo de
               gestão de talento em apoio das várias fases. A área do
               People analytics está em crescimento nas organizações,
               assentes na intervenção em duas grandes áreas: atração
               de talento e upskilling. Pode ainda ser usada para criar o
               perfil de competências do indivíduo e fazer o casamento
               com o perfil requerido pelo cargo.
                 Para terminar, a aplicação das novas tecnologias não é
               isenta de riscos, nomeadamente na qualidade e na pro-
               teção dos dados. Por isso, as organizações devem aplicar
               as soluções técnicas existentes e procurar outras, com
               vista a minorar estes riscos, sem abdicar de ferramentas
               que são facilitadoras do processo de gestão da carreira.



























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