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RecRutamento no exéRcito PoRtuguês – do condado Portucalense ao século xxi
− Processos. Conjunto de operações do sistema de recrutamento a
realizar desde o recenseamento até à incorporação dos recrutas.
− Sustentação e mobilização. Condições na continuidade da prestação do
serviço nas tropas de reserva. Decomposição das reservas e eventuais
modelos de mobilização.
A criação deste modelo de análise permitiu, entende o autor, não só uma
melhor sistematização das diferentes leis em análise, como também uma mais
coerente análise da evolução do recrutamento num período, como já referido
anteriormente, de carácter único.
Importa também nesta fase definir alguns dos conceitos chave usados
neste capítulo por forma a uma melhor compreensão.
As operações de recrutamento consistem nas diferentes fases desde o
recenseamento até à incorporação do mancebo, transformando-se em recruta.
Embora estas operações tenham sofrido ligeiras alterações ao seu conteúdo e à
sua ordem na execução, podem ser sistematizadas da seguinte maneira:
− Recenseamento. É sempre a primeira operação de recrutamento e
é, primariamente, da responsabilidade dos cidadãos interessados e
das autoridades civis. Tratava-se de registar, em cadernos por anos e
freguesias, todos os homens com 20 anos de idade nesse ano civil.
− Contingente. Correspondia ao número de cidadãos que deviam
comparecer às inspeções.
− Sorteio. Era o momento em que cada mancebo, ou um seu representante,
em momento organizado por freguesia, tirava um número que lhe diria
se pertenceria ao contingente, por isso obrigado ao cumprimento do
serviço militar ativo, ou um outro que lhe determinava a dispensa ou
a prestação de serviço nas reservas. Há algumas décadas e durante
muitos anos se falou neste momento como o de “ir às sortes”.
− Inspeção. Na inspeção médico-sanitária compareciam todos os
indicados no contingente e no fim da qual eram apurados os que
tinham condições de prestarem o serviço militar.
− Distribuição. Uma vez apurados da inspeção os mancebos eram
atribuídos aos corpos (regimentos ou outras unidades) na qual
recebiam a sua instrução e, eventualmente, continuavam colocados.
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