Page 549 - recrutamento
P. 549

13. O Recrutamento no Portugal Democrático

               existentes nos ramos em regime de contrato e, sobretudo, na redução do tempo
               de permanência nas fileiras, originando um elevado turnover.



                     Em 2018, através do Decreto-Lei n.º 76/2018 de 11 de outubro é aprovado
               um novo regulamento de incentivos.

                     Este diploma coloca o enfoque na oportunidade de os jovens iniciarem
               um percurso de vida que seja profissionalizante e qualificante. Nesta medida, é
               na linha de apoio à qualificação e à empregabilidade que o novo regulamento
               assenta os seus pressupostos básicos, garantindo aos jovens que escolham as FA,
               não só uma oferta de emprego, como também um percurso profissionalizante,
               que deverá traduzir-se num incremento das suas qualificações e oportunidades,
               ou seja, da sua empregabilidade.
                     Paralelamente, no âmbito do emprego público, procura-se que a prestação
               do  serviço  militar  em  RC  e  RCE  se  constitua,  como  um  fator  preferencial  no
               ingresso  nos  quadros  permanentes  das  FA,  nas  forças  de  segurança,  órgãos
               de polícia e corpos profissionais ou mistos de bombeiros, definindo-se   uma
                                                                               70
               contingentação de vagas postas a concurso para os militares que prestem ou
               tenham prestado serviço em RC, desde que cumpridos três anos nesta forma de
               prestação de serviço militar, e até ao limite dos três anos subsequentes à data
               de cessação do contrato.



                     c. as características do público-alvo
                     Desde muito cedo o Exército procurou desenvolver linhas de ação que
               permitissem  encarar  o  desafio  com  que  estava  confrontado,  devidamente
               ajustadas ao seu público-alvo.
                     O objetivo a atingir até 2004 era o de aumentar das então existentes 8 000
               praças, em 2000, para as 16 000 praças contratadas (Anuário DR, 2000, p.45).
                     Durante o ano de 2000 a DR, elaborou um estudo, denominado “Exército –
               Uma Nova Imagem”, no qual se identificava a necessidade de desenvolver ações
               ao nível da comunicação e imagem, melhorar a qualidade do atendimento nos
               órgãos de recrutamento e proceder à aquisição de materiais e equipamentos
               promocionais, de que eram exemplo stands institucionais e autocaravanas.



               70  DL nº 76/2018, Artº 26º, nº 2.
                                                                                  537
   544   545   546   547   548   549   550   551   552   553   554